Compartilhe esta página

NOTÍCIAS DE ITAPEMA

BOMBINHAS - Treinamento da Petrobras simula desastre ambiental BOMBINHAS - Treinamento da Petrobras simula desastre ambiental

A Petrobras escolheu o mar de Bombinhas para realizar o treinamento para aperfeiçoar as equipes e os procedimentos de ação em caso de desastre ambiental em alto mar. São pelo menos 250 técnicos envolvidos na capacitação, que segue até a próxima quarta-feir, dia 8. A cidade foi escolhida por ter uma série de limitações como ter apenas uma entrada, o que dificulta ainda mais a operação. Embora o simulado ocorra em Santa Catarina, as medidas de emergência podem ser aplicadas em qualquer praia do Brasil. Os exercícios são uma exigência para licenciamento da exploração dos campos do pré-sal.

As manobras realizadas no estado servem para estabelecer planos de contingência que incluam a preparação e atuação coordenadas em situações de emergência. Na simulação, as equipes envolvidas atuam para evitar que 450 mil metros cúbicos de óleo cheguem a costa, além de salvar pinguins, golfinhos e outras espécies atingidas pelo produto.

Nos dois dias, será possível observar a instalação de tendas na faixa de areia, movimentação de veículos e pessoas, além de embarcações que participarão do treinamento. O simulado ocorre nas praias de Bombas, Mariscal e também na Ilha do Arvoredo.

A Petrobras informou que realiza exercícios simulados periodicamente com o objetivo de testar a EOR (Estrutura Organizacional de Resposta). A estatal deslocou 108 técnicos em desastres e 140 funcionários administrativos para o simulado. O Centro de Comando foi montado nas pousadas no Centro de Bombinhas. A operação movimenta a cidade desde o último domingo. Ontem, os profissionais realizaram algumas operações na praia de Bombas. A Defesa Civil e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas - Famab também acompanham os procedimentos.

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas

Postado em: 09/08/2018
Mais Notícias

Portal Itapema - Todos os direitos reservados © 2018 - Itapema - Santa Catarina - Brasil
O Portal Itapema não se responsabiliza pelos conceitos publicados nos artigos assinados, bem como pelas informações desencontradas ou desatualizadas que possam vir a lhe trazer qualquer transtorno ou ônus.
 
Página gerada em 0.084510 segundos