Compartilhe esta página

NOTÍCIAS DE ITAPEMA

BOMBINHAS - Escolas Bombinenses aplaudem Show Instrumental BOMBINHAS - Escolas Bombinenses aplaudem Show Instrumental

Nos dias 2 e 3 de agosto foi realizada a apresentação do grupo Alfredo Coelho e Grupo que levou o estilo musical "Choro" aos estudantes dos Ensinos Fundamental I e II das EBMs Manoel José da Silva, Manoel Eduardo Mafra, Pequeno Príncipe, Edith Willeck e Dona Dilma Mafra, contemplando aproximadamente 1000 estudantes. O músico Alfredo Coelhofoi agraciado no Fundo Municipal de Cultura 2017 e é o segundo projeto a ser executado em 2018. Além do violonista Alfredo, o grupo é formado pelo contrabaixista Gabriel Menin e pelo percussionista Thales Casagrande da Silva.

O espetáculo “Choro Brasileiro”, contempla peças de artistas renomados, como Villa Lobos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. E além de tocar as músicas para deleite do público, o trio contextualiza a história de cada composição e autor, propiciando o conhecimento acerca das épocas de cada um. Ainda, é objetivo do projeto a formação de plateia, já que o estilo proposto é um gênero fora do cotidiano da maioria.

A aluna Raiane Miranda da Silva de 14 anos, aluna do 9º ano da EBM Manoel José da Silva, fala que já tinha escutado algumas vezes o estilo musical, mas ver um espetáculo ao vivo foi novidade: “eu achei legal, bem emocionante. Ele mexe com o sentimento, passa muita emoção escutar essas músicas”. O gestor da EBM Dona Dilma Mafra, professor Márcio Fernando Casas, resume o pensamento das cinco escolas que receberam o projeto: “foi uma satisfação muito grande receber este grupo, eu penso que a música erudita precisa estar presente na escola, nós vivemos um momento da história onde as portas nos trazem outros gêneros e não o estilo musical choro. Então receber esta exibição é extremamente importante pra nós e para a formação dos alunos. É uma satisfação muito grande vermos o brilho nos olhos das crianças e a escola está aberta para receber mais apresentações”, enfatiza o gestor Márcio Fernando.

O proponente e violonista Alfredo Coelho destaca a interação dos pequenos com o espetáculo, inclusive muitos foram até ele para dizer que também tocam violão, e outros tantos, querem aprender algum instrumento. “Acredito que algumas dessas crianças vão realmente se desenvolver de alguma forma, profissionalmente ou não, na música porque em algum momento de sua infância ouviram alguém que tocou na escola. Então, eu acho que valeu muito a pena fazer o projeto, e o resultado foi bem melhor que eu esperava. Inacreditável a emoção das crianças sambando, batendo palmas, isso foi muito verdadeiro, muito espontâneo delas. Foi tudo maravilhoso”. O choro é um estilo musical popular e instrumental brasileiro, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.

Fotos: Márcia Cristina Ferreira

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas

Postado em: 09/08/2018
Mais Notícias

Portal Itapema - Todos os direitos reservados © 2018 - Itapema - Santa Catarina - Brasil
O Portal Itapema não se responsabiliza pelos conceitos publicados nos artigos assinados, bem como pelas informações desencontradas ou desatualizadas que possam vir a lhe trazer qualquer transtorno ou ônus.
 
Página gerada em 0.167880 segundos