Grupo Tropeiro do Litoral de Itapema parte para novo desafio

O Grupo Cultural de Itapema Tropeiros do Litoral viaja nesta quinta feira (18) para participar do Prêmio Desterro 2011, no Festival de Dança de Florianópolis. A ida acontece após a participação no Festival de Dança de Joinville, onde os itapemenses conquistaram a média 7,34, com a coreografia Morte e Ressurreição do Boi. O grupo faz parte do Programa Cultura nos Bairros, da Prefeitura de Itapema, desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.
Para a primeira noite de competições, os coreógrafos Rudimar do Nascimento e Lisiane Gil prepararam a coreografia do folclore português de Ericeira, chamada Festa no Litoral. O grupo itapemense irá competir com 108 grupos folclóricos, de vários Estados do Brasil, como Tocantins, Mato Grosso, Minas gerais, São Paulo, Paraná e Rio grande do Sul. Já no sábado (20), o Tropeiros do Litoral volta a disputar prêmios contra oito grupos folclóricos, no quesito dança popular, com a coreografia Bailado Mexicano. No mesmo dia, o grupo competirá com a nova coreografia, do folclore americano, Sapateado com Alegria, onde disputará com apenas um grupo folclórico de São Paulo.

Para o coreógrafo Rudimar, o Festival de Dança de Joinville serviu para dar maturidade aos integrantes do Tropeiros do Litoral, que agora têm a responsabilidade de buscar o bicampeonato no Prêmio Desterro. Já o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, acredita que o Grupo cumpriu com grande mérito a divulgação das varias culturas, por meio das diversas coreografias que apresenta, e de Itapema.

O objetivo do Prêmio Desterro é fazer da dança um meio de promover a cultura da região, com envolvimento comunitário, criando mecanismos para o desenvolvimento do mercado municipal, cultural estadual e nacional. Em 2010, o Tropeiros do Litoral conquistou o 1 lugar com a coreografia Los Machetes / Vera Cruz e o 3 com a Morte e Ressurreição do Boi.

Mais informações com o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, pelos telefones (47) 3368-7225 ou (47) 9159-3369.