Provinha Brasil 2011 será aplicada em alunos da Rede Municipal de Itapema

As crianças da Rede Municipal de Ensino de Itapema irão participar da Provinha Brasil 2011. A primeira etapa do teste será aplicada durante o mês de Abril para alunos matriculados no segundo ano e terá ênfase em Língua Portuguesa. Em Agosto ocorrerá uma nova etapa, dedicada à matemática. A ação é de âmbito Federal, realizada pelo Ministério da Educação e coordenada em Itapema pela Secretaria de Educação do município.

Segundo a Secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, a Provinha Brasil é um instrumento pedagógico, que fornece aos professores informações sobre o processo de alfabetização de seus alunos. Estas informações servem para que aos gestores e professores saibam se todos os alunos, até oito anos de idade, saibam ler e escrever, e podem utilizar os dados para melhorar a qualidade da alfabetização, explica.

Provinha Brasil é um projeto do Governo Federal, que avalia e diagnostica o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

Mais informações com a Secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, pelo telefone (47) 9186-9859