Prefeitura de Itapema investe em melhorias no Hospital Municipal Santo Antônio

Após receber uma nova subestação de energia, o Hospital Municipal Santo Antônio de Itapema terá agora sua instalação elétrica refeita, dentro das exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As obras de revitalização seguem o cronograma previsto e a entrega da segunda etapa da reforma está prevista para 31 de dezembro. A partir desta fase concluída, a Prefeitura de Itapema irá disponibilizar internações clínicas de média e longa permanência. O investimento total desta etapa, com recursos próprios do Governo Municipal, é de R$ 15553,46.

Segundo o engenheiro eletricista do Departamento de Iluminação Pública de Itapema, Leonardo da Silva Pereira, as tomadas elétricas de toda a estrutura terão um dispositivo de proteção contra choques para evitar acidentes. Além disso, os pacientes que estiverem nos leitos poderão solicitar a presença de um profissional através de um botão. Quando acionado, o interruptor emite um alerta que é visualizado em um painel digital na área dos enfermeiros, destaca.

Outra novidade no Hospital Municipal Santo Antônio será a iluminação eficiente nos consultórios, com alto Índice de Reprodução de Cores (IRC). A luz permite que o médico identifique com precisão a coloração da pele do paciente, contribuindo para o diagnóstico correto, comenta o engenheiro eletricista Leonardo da Silva Pereira. Além disso, para garantir a segurança dos usuários e a agilidade no atendimento, um sistema de câmeras, de internet e de telefonia irão conectar todos os setores do hospital.

Mais espaço para acolher

Desde a entrega do Pronto Atendimento, em dezembro de 2010, o hospital funciona com dois leitos de emergência e urgência e 12 de observação e internações de curta permanência. Após a entrega da segunda fase da reforma, a estrutura contará com 16 leitos de internação clínica de adultos e crianças e será dada sequência a terceira e quarta fase da renovação, que envolve a reforma do centro cirúrgico e da maternidade.

De acordo com a enfermeira hospitalar, Juliana Peron, quando as reformas acabarem e o serviço médico e de enfermagem estiverem organizados, a estrutura vai atender as internações clínicas, centro cirúrgico e obstétrico com sala de parto, pré-parto e cesariana, maternidade, pediatria e central de esterilização de materiais. Haverá também suporte para exames subsidiários, como radiologia. As mães de Itapema poderão ter filhos aqui, ao invés de ser transferidas para municípios vizinhos na hora do parto. É uma conquista para Itapema, comemora.

Já o Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, enfatiza que, apesar da grande parcela no orçamento do município destinada a posse do hospital, há um remanejamento de recursos de outras áreas, inclusive com busca de verbas extras. Tivemos reunião recentemente, na qual o prefeito Sabino Bussanello e eu conversamos com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, e também com o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Souza. Ambas as autoridades, federal e estadual, estão buscando a melhor maneira de trazer apoio financeiro a saúde de Itapema, afirma.

O Hospital Municipal Santo Antônio receberá nos próximos 15 dias os seguintes equipamentos:

– Sistema de ar condicionado central em todos os quartos;
– Sistema interligado de câmeras de segurança, computadores e telefones;
– Instalação elétrica refeita;
– Painel digital e interruptores para chamar enfermeiros médicos;
– Digitalizador de Raio-X.

O Hospital é Nosso

A Prefeitura de Itapema, através do decreto 87/2010, declarou estado de emergência médico hospitalar no município, retomando a posse do terreno do Hospital Santo Antônio ao município, além de todas as instalações e equipamentos médicos e cirúrgicos necessários para regularizar seu funcionamento. Com a participação popular, através de doações em dinheiro, materiais de construção e até mão de obra, o Hospital foi reaberto em dezembro de 2010, após passar por reformas. No total, somados investimentos do Governo Municipal e das doações, a primeira etapa da reforma totaliza um investimento de R$ 209.933,07.

Mais informações com o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, pelo telefone (47) 3368-2711 ou através do e-mail saude@itapema.sc.gov.br.