Teatro ajuda a combater abuso e violência infanto-juvenil em Itapema

A Prefeitura de Itapema, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, promoveu junto com o Grupo Teatral Detalhes seis apresentações da peça Isso não é brincadeira, nos dias 21 e 22 de setembro no auditório do Hotel Plaza Itapema. A iniciativa juntou o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pois em 24 de setembro foi o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

A peça foi apresentada para os alunos de 5 a 8 séries das escolas municipais de Ensino Fundamental Francisco Victor Alves, Luiz Francisco Vieira, Joaquim Vicente, Oswaldo dos Reis e Paulo Reis. A história retratou situações do cotidiano, que envolvem abuso sexual e possíveis abordagens dos violadores. Após cada apresentação, os integrantes da peça, junto com os profissionais da Assistência Social, realizaram discussões sobre o tema e abriram espaço para questionamentos.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Marina Gobbo, o objetivo da ação é levar informação de uma forma que chame a atenção das crianças e adolescentes. Esperamos que estas e outras informações sirvam como medidas protetivas para que a criança e o adolescente saiba como atuar e que serviços buscar, caso venham a ser confrontados ou conheçam alguém que precisa de ajuda em alguma situação de violência, completa.

Como denunciar abusos e procurar ajuda em Itapema?

Em Itapema, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) conta com o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que oferece apoio, orientação e acompanhamento especializado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica e negligência, abuso e/ou exploração sexual. A busca por ajuda ou denúncias pode ser feita na Rua 406, número 550, no Bairro Morretes ou pelo telefone (47) 3368-2400. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações com a secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Marina Gobbo, pelos telefones (47) 9162-5426 ou (47) 3368-3418, ou ainda pelo e-mail marinagobbo@itapema.sc.gov.br.