Concessionária alerta para falta de água em Itapema, no Litoral Norte

A estiagem das últimas semanas já começa a trazer transtornos para moradores e turistas de Itapema. A Companhia Águas de Itapema vai iniciar, nos próximos dias, uma campanha alertando sobre a importância do uso racional.

Segundo a empresa responsável pelo abastecimento na cidade, a lagoa de acumulação, que fica no Bairro Sertão do Trombudo, atingiu o menor nível desde 2007, quando ela entrou em funcionamento. Técnicos dizem que se não chover nos próximos dias, poderá haver falta de água, especialmente durante o Carnaval.

– A lagoa é o local onde o problema é mais visível. Mas todos os mananciais que captamos água estão sofrendo com o problema – disse o presidente da Águas de Itapema, Manoel Motta Netto.

De acordo com ele, a ETA Areal, a segunda maior do município, recebe e trata, em média, até 100 litros de água por segundo. Na primeira quinzena de janeiro, esse número passou para 60 litros por segundo. Agora, está abaixo dos 50.

A estiagem provocou também uma redução da ETA do Bairro Morretes. Desde a sexta-feira passada, a capacidade de bombeamento caiu de 300 para 125 litros por segundo. Isso pode ocasionar uma queda de pressão na rede.

– A população precisa colaborar reduzindo em muito o gasto de água em atividades cotidianas como o banho, a lavação de roupa ou calçadas – enfatiza a engenheira sanitarista da empresa, Ivone Tumelero.

Além da distribuição de panfletos, a companhia fará anúncios em rádios e jornais e vai entregar correspondências aos síndicos e zeladores de todos os prédios.

– Ou economizamos água agora, ou não teremos onde captar durante o período de carnaval – reforça Netto.

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Fonte: O SOL DIÁRIO