Escolas municipais de Itapema adotam Sistema de Ensino Aprende Brasil

Mais de 8.200 alunos de 23 escolas do município passarão a utilizar o conteúdo pedagógico da Editora Positivo; cerimônia de lançamento acontece nesta segunda (4), com palestra Quem tem histórias pra contar?

Os alunos da Educação Infantil (G1 ao G5) e do Ensino Fundamental (1 ao 9 anos) das escolas da rede pública de Itapema (SC) terão uma grande novidade quando retornarem às aulas. A partir deste ano, o município passa a utilizar todo o conteúdo pedagógico do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, composto pelo Material Didático Integrado e as ferramentas digitais personalizadas do Portal Aprende Brasil. Além disso, os professores receberão ainda capacitação periódica, em cursos ministrados por profissionais da editora.

Para o Prefeito Rodrigo Bolinha, as mudanças no Ensino Fundamental serão a base da transformação do futuro de Itapema. Mais do que uma mudança de performance é estabelecer uma mudança no comportamento das pessoas, no conteúdo da vida social. E estas mudanças aparecerão um pouco agora, e serão intensas no futuro de Itapema. A educação é a condição de mudança de qualquer sociedade, de qualquer município. Os exemplos estão espalhados pelo mundo. O que nossas crianças terão nas escolas municipais será equiparado com o que se encontra em escolas privadas. O Governo Municipal tem a obrigação de dar condições para que todos tenham um futuro socialmente justo e profissionalmente desenvolvido. Esta é nossa meta, declarou o Prefeito.

A cerimônia de lançamento da parceria acontece na próxima segunda-feira (4), quando os professores assistem à palestra “Quem tem histórias pra contar?”, apresentada pelo contador de histórias Roberto Carlos Ramos. O evento será realizado no Hotel Plaza, localizado na BR101 km 144 no bairro Ilhota, a partir das 13h30min.
Para a Secretária de Educação o novo material vai trazer inovação para as salas de aula. O Sistema Integrado de Ensino Aprende Brasil (Positivo) contribuirá para o ensino público de qualidade, fazendo com que o educando e o professor sejam inseridos em uma nova prática educacional, disponibilizando recursos didáticos e metodologia atualizados e assim construindo uma educação de excelência.”, afirmou Silvana Terezinha da Silva Olbrish

Contador de Histórias
Tido como uma criança irrecuperável quando esteve em um complexo correcional para menores, Ramos mudou seu destino após conhecer a pedagoga francesa Margherit Duvas. Sua história serviu de inspiração para o filme “O Contador de Histórias”, de Luiz Villaça
(Veja mais em: http://wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias/site/).

Aprende Brasil
Para que os professores estejam plenamente adaptados ao novo sistema já no próximo dia 14 de fevereiro quando inicia o período letivo de 2013, a Editora Positivo, em parceria com o município, tem realizado cursos demonstrativos sobre o uso das ferramentas do Aprende Brasil. Os cursos reunirão mais de 400 profissionais da Educação. Em Itapema cerca de 8.200 alunos de 23 escolas da rede municipal receberam as apostilas. O Sistema de Ensino Aprende Brasil é referência em todo o País, presente em mais de 200 municípios e 2.800 escolas públicas, aliando orientações pedagógicas, monitoramento da qualidade do ensino, materiais didáticos integrados e ferramentas multimídias do Portal Aprende Brasil.

Personalizado para cada município, o Portal Aprende Brasil permite que Secretaria de Educação e escolas interajam usando a internet em ambientes de aprendizagem. Entre as ferramentas oferecidas pelo portal, estão atividades interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, dentre vários outros conteúdos.

Com informações de Frederico Cursino Arraia Comunicação

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema