Festa de Nossa Senhora dos Navegantes encerra com valorização à cultura local

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes realizada durante a última semana, em Itapema, encerrou com o fortalecimento da parceria dos devotos com a Prefeitura Municipal e a valorização desta importante marca da cultura da cidade. O evento ocorreu na beira mar próximo à Rua 109D, no bairro Canto da Praia e foi uma promoção da Paróquia Santo Antônio em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapema por meio das secretarias de Esporte Cultura e Lazer e do Turismo.

Nossa Senhora dos Navegantes é a protetora dos Pescadores e seus familiares. A festa, além de ser um ato de devoção religiosa, seve também para a comunidade agradecer pela proteção. Itapema se caracteriza como uma cidade de pescadores, com origem na cultura religiosa lusitana, o que incentiva a realização da festa.

Durante toda a semana foram realizadas apresentações culturais em tendas montadas no local. No sábado (02/02), pela manhã foi realizada uma missa com os presentes, celebrada pelo Padre Mário Sérgio do Nascimento. O padre aproveitou o momento e agradeceu o apoio recebido pela Prefeitura Municipal, bem como fortaleceu a parceria. Temos certeza que, com apoio que temos recebido da administração municipal, nossa festa só tem a melhorar nos próximos anos, explicou.

Em seguida a Santa seguiu em Procissão Marítima. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes seguiu pelo mar do Canto da Praia para a Praia Central, seguida pelos barcos dos pescadores, com devotos da Nossa Senhora. Este ano a procissão também foi acompanhada pela ASUPI (Associação do Stand Up Poddle de Itapema). Os atletas remaram junto com o cortejo de barcos.

À noite, a festividade continuou. O grupo de Terno de Reis, Mensageiros da Paz de Barra Velha, cantou músicas católicas com mensagens sobre Maria e o Menino Jesus. Em seguida o grupo folclórico de Boi de Mamão de Itapema, Raízes da Terra encantaram a todos os presentes, com ritmos de valorização da cultura açoriana. A última atração foi a dupla Ney e Dani, com embalo sertanejo.

O secretário de Esporte Cultura e Lazer de Itapema, Paulo Roberto Camargo, parabenizou a dedicação da equipe na realização da festa. Foi um desafio promover esta festividade, num período tão curto de tempo. No ano que vem, queremos incorporar um festival gastronômico, para valorizar ainda mais a cultura dos pescadores, explica.

O Prefeito Rodrigo Bolinha participou das festividades e aproveitou para agradecer a presença de todos e a valorização da cultura açoriana. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes precisa ser regatada e os devotos contribuem para esta valorização. Nossa Senhora dos Navegantes faz parte da cultura local, assim como as apresentações que tivemos durante estes dias. Precisamos reconhecer o valor de nossas raízes. Valorizar esta festa é promover nossa tradição, afirmou o Prefeito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema