BOMBINHAS – Secretaria de saúde realiza mutirões e adota medidas para melhorar atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde tem seguido a orientação da prefeita Paulinha (PDT) e procurado resolver os principais problemas que envolvem a saúde pública no município. A demanda reprimida de exames de cardiologia e oftalmologia preocupa os novos gestores, que estão organizando mutirões para normalizar a situação de pacientes que aguardam atendimento há mais de quatro anos. A contratação de técnicos e médicos especialistas também estão sendo providenciadas e um novo horizonte começa a surgir na gestão da saúde em Bombinhas.

A prefeita Paulinha dedica diariamente parte de seu tempo para acompanhar com o secretário Fernando Borba o andamento dos trabalhos com o objetivo de melhorar o atendimento à população, evitar as longas filas de espera, e tornar o tratamento mais humano.

Mutirões e contratações

Depois da contratação de uma pediatra, especialidade que a Prefeitura não disponibilizava há quase dois anos, foi iniciado o processo para a admissão de novos profissionais: três técnicas em enfermagem, três recepcionistas, dois agentes comunitários, uma enfermeira , um dentista e um auxiliar odontólogo. O secretário Fernando Borba acredita que em breve poderá contar com o serviço de um cardiologista.

A demanda reprimida para exames de cardiologia em geral é outro problema que a população enfrenta pela falta de interesse da administração anterior. Um enorme fichário dá conta que desde 2008 tem paciente que aguarda algum tipo de exame.A oftalmologia é outra demanda especialidade que a saúde pública não atendia adequadamente, deixando muita gente na fila por mais de anos.

Uma equipe composta de cinco servidores municipais está empenhada em normalizar os atendimentos na Divisão de Planejamento, Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria. A diretora Vanessa Pinheiro, médica Isabel Menin, auditora reguladora, que avalia os casos de mais urgência, Neriberto Luís de Melo, responsável pelo TFD, Cristiane Miquelina e Fernanda Pedroso.

No primeiro mutirão realizado em clinicas da região, no final de semana passado, foram efetuados 40 exames de ultrasom de articulação e abdomen. Nesta quinta-feira (06), 89 exames transvaginal e 9 ultrasom de mama fizeram diminuir o acentuado volume.

Para a médica Isabel o número de pacientes que aguardam ainda é grande, mas que a previsão é de normalizar o mais breve possível, de acordo com o pedido da prefeita, que pede dedicação especial.

Novas melhorias

Para discutir em conjunto e escolher os métodos para a melhoria de atendimento nas unidades municipais de saúde e no Pronto Atendimento (PA) da Policlinica Municipal José Olímpio, o secretário de Saúde e Saneamento, Fernando Borba; o diretor de Assistência em Saúde, Flávio Henrique de Souza; e o diretor de Saneamento Marcos de Menezes, estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (6) com um grupo de enfermeiros para rever o processo de trabalho das unidades de saúde atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) e Pronto Atendimento (PA) da Policlínica Municipal José Olímpio. Discutiu-se sobre a importância do acolhimento no atendimento e sugestões para melhoria da assistência em saúde, bem como a importância de reativar os conselhos locais de saúde dos bairros para participação da comunidade.

Na ocasião o Diretor de Saneamento orientou para reforçar a vigilância do monitoramento das doenças diarreicas agudas (MDDA) e que os mesmos sejam repassados para a Divisão de Vigilância Epidemiológica. Orientou ainda sobre a importância da economia de água no município durante o período de carnaval e solicitou para que orientem a comunidade através das visitas domiciliares das agentes comunitárias de saúde.

Assessoria de Comunicação
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas