Outubro é marcado com atividades literárias na EMEB Oswaldo dos Reis de Itapema

A Escola Municipal de Educação Básica Oswaldo do Reis, Bairro Várzea de Itapema, realizou a III Feira do Livro em 27 de outubro, aberta para participação dos alunos e visitação da comunidade. No evento foram apresentados trabalhos de alunos do 1 ano a 4 séries, com exposição de livros de produções textuais realizadas durante o ano, orientadas pelas professoras. Já no pátio da escola aconteceu uma feira de venda de livros a partir de R$ 1,00.

Segundo a diretora da EMEB Oswaldo dos Reis, Joelma Deise Costa, todos os trabalhos demonstraram, além de muita criatividade, cores, texturas e temas ainda mais importantes, como ecologia, espaço geográfico, aquecimento global, reciclagem, sustentabilidade, adolescência, bullying, amizade, paz, drogas, diabetes, além de experiências curriculares com terrário, trânsito seguro, a história de Anita Garibaldi, entre outros.

Os trabalhos literários tiveram a orientação da professora de Artes da escola, Márcia Vardanga, cujos gêneros iam desde paródias, poemas, autobiografias, histórias matemáticas a contos infantis e até tangram e de trabalhos de artes, com releituras de obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Houve, também, apresentação de teatro, pelos alunos da 3 série da professora Elizana Fagundes, sobre saúde bucal e ainda contamos com a presença de uma convidada especial, a professora Elisabete da Silva Mafra, que contou histórias para a criançada.

Os alunos do Programa Caminhar, juntamente a professora Andréia da Silva, apresentaram jogos que têm como objetivo desenvolver habilidades e competência, como leitura e interpretação, concentração e memorização, raciocínio lógico, a criação e transformação, o diálogo e a expressão. Para a professora, o objetivo do processo de produção escrita, seja ela técnica ou literária, que culminou no evento, é desenvolver na criança o interesse e a criatividade, promovendo a leitura e a compreensão, o que resulta na escrita de qualidade.

Sarau Literário

A EMEB Oswaldo dos Reis também promoveu em outubro o III Sarau Literário, como tema Abrindo caminho: lendo para um futuro melhor, baseado na obra de Ana Maria Machado. O evento foi realizado pela professora de Língua Portuguesa da escola, Gisele Mafra Mendes, em 20 de outubro.

Na atividade os alunos declamaram poemas de autores brasileiros e estrangeiros. Além disso, houve a apresentação do coral da escola Canto Feliz, também coordenado pela professora Gisele. Alunos e convidados da comunidade também apresentaram músicas, com acompanhamento de instrumentos musicais.

Mais informações com a diretora da EMEB Oswaldo dos Reis, Joelma Deise Costa, pelo telefone (47) 3268-4884 ou pelo e-mail escolaoswaldo@itapema.sc.gov.br.