Prefeitura Municipal alerta sobre possibilidade de deslizamento

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) enviou um alerta de Risco Alto para deslizamentos de terra, ocasionado devido às chuvas previstas para esta quinta-feira (04/04) em Itapema.

Segundo Fernando Cortizo, analista do CEMADEN, o alerta está relacionado com movimento de frentes frias pelo Sul do Brasil. Temos previsão de fortes chuvas para Itapema, vindas do Oceano e também da Argentina. Se a precipitação ocorrer o risco de deslizamentos será ainda maior, pois a terra já está encharcada e não conseguirá absorver a água, explicou o analista.

A Defesa Civil de Itapema monitora todas as áreas de risco do município. Foram registrados dois pontos de deslizamentos de terra no bairro Alto São Bento. As chuvas também provocaram o desabamento de duas casas, uma no bairro Ilhota e outra no bairro Sertãozinho. Os casos isolados não registraram vítimas.

As famílias atingidas já recebem o apoio da Defesa Civil de Itapema, que conta com um abrigo preparado para receber desalojados. A orientação é que as pessoas fiquem atentas ao surgimento de trincas nas residências e a inclinação de muros ou árvores. Estas características podem ser indícios de que o solo está em movimento. Neste caso, a família deve deixar a residência e acionar imediatamente a Defesa Civil de Itapema pelo telefone (47) 9186-8200.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema