Pacientes conquistam a amplitude da vida social

Anselmo Cláudio, 73 anos, estava ansioso pela cirurgia de catarata. Ele foi o primeiro a chegar. Bem disposto e animado, o paciente contava as horas para resgatar antigos hábitos como jogar dominó com os amigos e dirigir sem medo. Morador do bairro Morretes, Anselmo esperava há cerca de um ano para realização do procedimento. Quando fui chamado para o mutirão fiquei com pouco de medo, mas depois vi que era simples e muito seguro. Tenho parentes na cidade de Lages e agora vou pegar a estrada sem medo de dirigir. Também estou ansioso para voltar a jogar dominó com os meus amigos ainda esta semana, relatou o paciente minuto antes do procedimento.

No último final de semana sessenta pessoas tiveram a oportunidade de resgatarem uma visão de qualidade. Eles participaram do mutirão de cirurgia de catarata realizado pela Prefeitura de Itapema. Os pacientes, que antes tinham dificuldades no cotidiano como dirigir com segurança, agora reconquistaram uma vida mais tranquila e saudável.

O objetivo do mutirão foi reduzir a fila de espera para o procedimento. Uma equipe de Oftalmologista da Secretaria Municipal de Saúde garantiu atenção e cuidado ao pacientes, tanto nas consultas pré-operatórias como nas orientações dos procedimentos após a cirurgia.

Segundo a Equipe Médica a cirurgia de catarata é um procedimento simples, mas exige uma atenção maior por parte do paciente. Todas as pessoas que participaram da ação foram orientadas sobre os cuidados essenciais do pós-operatório, como por exemplo, o uso correto de colírio.

Para a Secretária de Saúde, Jeane Barros de Souza Silva, a realização do mutirão da catara é mais uma prova do esforço da nova administração em garantir uma saúde de qualidade para todas as pessoas. Estamos trabalhando incansavelmente para diminuir as demandas nas diversas áreas reprimidas, Ampliamos a oferta de exames e um estudo está sendo feito para verificar a necessidade de novos mutirões em Itapema, atendendo a real necessidade da comunidade, explicou a Secretária.