BOMBINHAS – Funcionários de Bombinhas participam de reunião com empresa alemã para reaproveitamento de resíduos na região da AMFRI

Representantes da Secretaria de Saúde e Saneamento e da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – Famab, participaram de uma reunião para discutir a questão de resíduos sólidos, na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, na manhã de segunda (8), em Itajaí.

Uma comitiva da empresa alemã BN Umwelt GmbH, que possui convênio com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – Ammvi, apresentou uma proposta para aprimorar o gerenciamento de resíduos, visando o reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos em geração de combustível GN, energia elétrica e térmica. De acordo com Frank Zörner, diretor e presidente da empresa germânica, é possível dar um destino correto aos resíduos sólidos urbanos e gerar energia, além de promover a participação efetiva dos cidadãos na responsabilização pelo lixo. Penso que para a Amfri, o ideal é fazer um trabalho em conjunto, onde toda a região será beneficiada, concluiu Frank Zörner.

De acordo Thelma Cristiane Heinske, fiscal da vigilância sanitária de Bombinhas que participou da reunião juntamente com a fiscal Ivana Deeke e Rodrigo José Rosa, diretor de licenciamento e fiscalização da Famab, o principal enfoque da proposta é estabelecer um projeto integrado de geração de resíduos e reciclagem. Sendo implantado este sistema, a comunidade será mobilizada para a educação quanto à separação de resíduos sólido. Com enfoque especial na educação das crianças, que podem ser futuros agentes multiplicadores, afirma Thelma.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas