BOMBINHAS – Bombinhas recebe técnicos do Estado para avaliar capacitação de abastecimento de água

A pedido de Paulo Bornhausen, técnicos da SDS visitaram o município para a realização de um plano de metas que irá solucionar problema de falta de água

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável estiveram em Bombinhas na manhã de hoje, 10 de abril, para avaliar a situação dos recursos hídricos do município. A visita aconteceu em função do pedido do Secretario de Estado Paulo Bornhausen.

Durante a reunião com a prefeita Ana Paula da Silva, o Diretor de Recursos Hídricos Edison Lima, Gerente de Outorga e Recurso hídricos Fábio Martins, e o Fiscal de recursos hídricos Fábio Zandonai prometeram a prefeita medidas para resolver os problemas de abastecimento de água de Bombinhas. Estou muito feliz com esta reunião porque a equipe da secretaria estadual nos garantiu medidas a curto e médio prazo. Ou seja, são propostas viáveis, afirmou Ana Paula da Silva.

No encontro foram discutidas soluções para a gestão dos recursos hídricos da Bacia do rio Tijucas, responsável pelo fornecimento do abastecimento de Bombinhas, que vem sofrendo com a falta de água no período de alta temporada.

Logo após a reunião os representantes da SDS acompanhados do Diretor de Saneamento Marcos Menezes Poggetti visitaram os pontos de captação (lugares de onde vem a água para o abastecimento do município) para conhecer a real situação que se encontra essa região. Foram encontrados alguns problemas nos pontos de captação, como desvio do curso do rio sem autorização do órgão competente, e também a captação irregular de água.

Outro local visitado pelos técnicos foi a estação de tratamento de água, administrada pela Conasa, onde foi realizada uma coleta de dados para realização de diagnóstico preciso desta situação. Diante das irregulares constatadas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina irá tomar as providências legais para que este problema seja solucionado o mais breve possível, afirmou Diretor de Recursos Hídricos Edison Lima.

Para o produtor de arroz da região, Mauro Feltrin os responsáveis pelos problemas que vem ocorrendo são as empresas que exploram a água naquela região. Elas desviaram o curso do rio, trancaram a passagem em alguns lugares e realizaram construções irregulares, contou.

No dia 15 de abril será realizada uma reunião onde estará presente o Ministério Público da Comarca de Porto Belo, Ministério Público da Comarca de Itapema, Chefe do Executivo de Bombinhas, Chefe do Executivo de Porto Belo, Chefe do Executivo de Itapema, representantes das Câmaras de Vereadores dos três municípios, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (SDS) e representantes da Aris, Conasa e Casan e representantes dos rizicultores. Para traçar estratégias para solucionar o problema de abastecimento de água.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas