Defesa Civil de Itapema prepara estudo sobre áreas de risco

Nesta quinta-feira (11/04) o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta e o Engenheiro Civil da Secretaria de Gestão Urbana, Fábio Luis Vercili, acompanhados pelo Geólogo Fernando da Fontoura Xavier, realizaram visita técnica em áreas consideradas de risco. Durante a visita foram coletados de dados e informações que servirão para a produção de estudo que norteará as ações de prevenção da Prefeitura de Itapema.

Segundo o Geólogo Fernando Xavier, responsável pelo estudo, a visita em campo é uma das principais etapas para elaboração de propostas. Agora vamos comparar os dados coletados em campo com o mapeamento completo da cidade. Nossa prioridade será propor ações que beneficiem a comunidade, tendo como foco garantir a segurança das pessoas, explicou o Geólogo.

Para o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta, o resultado do estudo e os apontamentos indicados pelo geólogo vão contribuir para dar mais consistência e precisão em ações preventivas no município. Conhecer com rigor os processos que envolvem riscos é o fundamento da atividade preventiva e para que as leis sobre zoneamento de áreas protejam a todos. Esta atividade exploratória e a consolidação de dados, as experiências recentes e o comportamento da população formam os pilares para que o futuro seja melhor para todos, afirmou Cabo Motta.

Durante a visita eles percorreram os bairros Casa Branca, Alto São Bento, Areal e Sertão do Trombudo onde foram apresentados casos de riscos durante os últimos eventos de chuvas fortes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema