Prefeitura reivindica reforço para Segurança Pública de Itapema

Representantes do Governo de Itapema estiveram nesta sexta-feira (1) na Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) em Florianópolis para reivindicar ações de melhoria na Segurança Pública na cidade. Estiveram presentes na reunião o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, o Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Evaldo Guerreiro, o Comandante da Polícia Militar de Itapema, Major Marcelo Egídio, o Delegado da Polícia Civil de Itapema, Celso Pereira de Andrade e o Presidente do Conselho da Defesa do Cidadão, Cristian Barbosa Dias, que foram recebidos pelo Secretário Adjunto da SSP, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, representando o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba.

O Prefeito Sabino apresentou o Relatório de Segurança Pública de Itapema dos anos de 2009 e 2010, que contém dados, reportagens e ações realizadas entre os órgãos públicos municipais, estaduais e Sociedade Civil. Conseguimos bons avanços na Segurança Pública, mas temos que buscar mais para o bem da população, comentou. O Major Egídio lembrou que Itapema contava com um efetivo de 56 Policiais Militares em 2002, e, hoje, o número diminuiu para 41, enquanto a cidade quase que dobrou em população.

Segundo o Coronel Fernando Rodrigues, o Estado enfrenta dificuldades na distribuição de Policiais Militares. O problema é a diluição do efetivo em toda Santa Catarina, explicou. Além disso, o Grupo de Itapema solicitou veículos para frota das Polícias, convênio para implantação do Projeto de Vídeo Monitoramento e fortalecimento do Conselho e do Fundo municipal de Defesa do Cidadão. O principal fator que precisa ser considerado é o aumento de Recursos Humanos para exercer as funções e prestar bom serviço, completou o Major Egídio.

O Prefeito Sabino sugeriu que o Governo Estadual poderia dar atenção não só a Itapema, mas também as cidades de Porto Belo e Bombinhas, que cresceram muito nos últimos anos e hoje são rota turística reconhecida. As políticas públicas efetivas são aquelas que o Estado articula com os Poderes Públicos locais, completou Sabino, que ainda solicitou uma reunião entre o Estado e todos os prefeitos das cidades citadas. O Coronel Fernando Rodrigues concordou com as colocações e comprometeu-se a agendar a reunião com o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba.

Mais informações com o Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Evaldo Guerreiro, pelo telefone (47) 9155-1207.