Evento define ações de enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes

No enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, servidores das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos participaram de uma atividade especial alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itapema e reuniu grande público na Câmara de Vereadores de Itapema.

Durante a atividade, os presentes acompanharam uma palestra com a Assistente Social Salete Laureci Marques Dias, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo Laboratório de Estudos da Criança da Universidade de São Paulo (USP). A especialista destacou a importância dos profissionais no debate do tema. É fundamental que mais e mais profissionais se comprometam com a temática de forma a romper com o círculo de violência nas relações sociais, refletindo sobre ações possíveis em sua área de atuação, em seus locais de trabalho. O compromisso deve ser de toda a sociedade e silenciar significa omitir-se, ressaltou Salete Laureci Marques Dias.

Segundo o Secretário de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Huan Diego Back, o momento foi para propor ações de enfrentamento ao problema. Cada um poderá desenvolver atividades dentro da área em que atua, seja na educação, saúde e na assistência. Com planejamento e boas ideias vamos criar uma grande mobilização no combate a violência contra crianças e adolescentes, afirmou o Secretário.

Ao final do evento foi proposta a articulação de uma comissão para debater sobre o atendimento as vítimas de violência, suas dificuldades e necessidades, além da promoção do tema durante o ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema