Caminhão do Peixe é sucesso em Itapema

O Caminhão do Peixe esteve pela primeira vez em Itapema na terça-feira (29) e vendeu toda sua carga com 600 kg de oito variedades de pescado, em três horas e meia de atendimento entre 8h e 11h30. 150 pessoas da região, principalmente do Bairro Morretes onde o veículo ficou estacionado, levaram para casa em média 4 kg de peixe. A iniciativa é da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com o Governo Federal, com o projeto Peixe nos Bairros. Devido ao sucesso, o Caminhão do Peixe estará uma vez por mês em Itapema a partir de janeiro de 2012, com datas e locais a serem defidos.
Para o responsável pela unidade do Caminhão do Peixe que visitou Itapema, Eliomar Dalçoquio, a aceitação popular em Itapema foi unânime. Ele ainda explica que a ação tem o objetivo principal de incentivar o consumo do pescado. O peixe acaba antes do caminhão voltar e, enquanto isso, a população procura para reposição o alimento nas peixarias e mercados da região, incentivando também o comércio local, detalha.

A aposentada Leonilda Graeff, que mora há 20 anos no Bairro Morretes, achou bons os preços no Caminhão Peixe e logo levou três quilos. Se eu fosse comprar em um mercado não levaria nem metade pelo mesmo preço. Tomara que venha mais vezes aqui, afirma satisfeita. Já o corretor de imóveis, Gerson Wollinger, veio do Bairro Meia Praia para aproveitar as ofertas de pescado. Ele também achou os preços bons, pelo que é acostumado a comprar nos mercados, e apoia mais vindas do Caminhão do Peixe.

O prefeito Sabino Bussanello acompanhou a venda de peixes e ficou feliz com a participação popular. Agora buscaremos o convênio de forma definitiva, para que o caminhão possa vir semanalmente, quando houver disponibilidade de novos veículos do Projeto Peixe nos Bairros do Governo Federal. Para isso também vamos articular parcerias com os municípios vizinhos. Agradeço aos responsáveis de Balneário Camboriú por contribuir com o caminhão para essa ótima experiência, completa.

Projeto Peixe nos Bairros

O Governo Federal incentiva o consumo de pescados, que apresenta baixos índices no Brasil, através do Projeto Peixe nos Bairros. Com isso, a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, firmou parceria de concessão de uso experimental do Caminhão do Peixe, principal instrumento do Projeto.

Todos os peixes são mantidos em uma câmara de congelamento dentro do Caminhão do Peixe, para garantir a conservação do pescado. O objetivo do Projeto Peixe nos Bairros é proporcionar alimento de qualidade aos consumidores, facilitar o acesso ao produto e oferecer bons preços para a população.

Mais informações com o diretor de Proteção Social Básica, Altemir Arely Schlemper, pelo telefone (47) 3368-3418 ou pelo e-mail altemir.arely@itapema.sc.gov.br.