Colegiado da Defesa Civil da AMFRI se reúne em Itapema

Nesta terça-feira (28/05), Itapema sediou o segundo encontro itinerante do Colegiado da Defesa Civil da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Os coordenadores municipais puderam conhecer as conquistas e os desafios do órgão em Itapema, bem como sugerir ações de prevenção.

Para o Presidente do Colegiado da Defesa Civil da AMFRI, Everlei Pereira, os encontros itinerantes contribuem para a troca de experiências entre os coordenadores. É um momento em que todos podem dar sugestões. Uma ação aplicada em determinada cidade pode ser útil e até resolver os problemas de outros municípios, afirmou Everlei Pereira.

Durante o encontro foram abordados temas relacionados a prevenção de desastres naturais, tais como contenção de encostas O encontro também possibilitou o aprofundamento dos temas. Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, a construções de bacias de contenção podem diminuir o impacto das enxurradas e a água armazenada pode ser utilizadas para o abastecimento. O assunto segue em estudo por uma equipe técnica que inclui a Defesa Civil de Itapema, engenheiros da Secretaria de Gestão Urbana e engenheiros ambientais .

Ao final do encontro foi realizada a eleição para o colegiado da Defesa Civil da AMFRI. Carla Krug, da Defesa Civil de Camboriú foi eleita Presidente.

O coordenador da Defesa Civil de Itapema destacou a importância do evento na cidade e o fortalecimento da Defesa Civil local. Podemos explanar sobre os desafios enfrentados em nossa cidade, trocar experiências e assim elencar sugestões. Sabemos da importância na contenção de construções em áreas de risco, do papel importante da prevenção e do alerta de perigo de ocupação dessas áreas. É sempre importante discutir sobre esses temas, afirmou Cabo Motta.

Também participaram do encontro o Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Itapema, Leonardo Ticiano Schmitt Nunes, o Diretor de Trânsito de Itapema, Edson José Mathias, representantes das Secretarias de Infraestrutura e Gestão Urbana, além dos Vereadores Mouzatt Manoel Barreto, Fabrício Lazzari, Sebastião Silva, e Lázaro Manuel da Silva Júnior.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema