População de Itapema decide mudanças na Avenida Nereu Ramos

Os itapemenses decidiram uma série de alterações no trânsito da Avenida Nereu Ramos, no Bairro Meia Praia, em Audiência Pública na noite de quarta-feira (30) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Educar. A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Gestão Urbana, promoveu o evento e apresentou quatro opções que foram votadas por cerca de 250 participantes, que discutiram prós e contras de cada alternativa. Além da população, o prefeito Sabino Bussanello, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilliard Reis, Secretários Municipais, Vereadores, líderes comunitários e empresários contribuíram com o debate.
A opção escolhida pela maioria dos presentes cria mais uma pista de rolamento na Avenida Nereu Ramos no Bairro Meia Praia, transformando a ciclofaixa em estacionamento, enquanto o atual espaço para estacionar será usado para o fluxo de veículos. A pista da direita, no sentido norte para sul, será destinada preferencialmente a circulação de ônibus, táxis, veículos de emergência e motos.

A medida será adotada apenas entre o Shopping Andorinha até a Rua 255, pois os ciclistas que antes utilizavam a Avenida Nereu Ramos poderão transitar pela ciclofaixa já existente na orla no mesmo trecho. Na Audiência Pública foi explicado que a medida só foi possível graças ao investimento do Governo Municipal na infraestrutura Parque Calçadão, que já prevê ciclofaixa a menos de 50 metros da Avenida Nereu Ramos. Os participantes também decidiram se as alterações deveriam começar imediatamente ou depois da temporada, sendo que a primeira opção foi a vencedora e a alteração será implantada antes do início da temporada de verão 2012, com a intenção de melhorar a fluidez dos veículos que enfrentam problemas de trânsito nessa época.

Os participantes da Audiência Pública também levantaram sugestões, que foram registradas pelos técnicos da Prefeitura de Itapema para serem estudadas e implementadas no trânsito da cidade. O Governo Municipal prevê uma série de medidas de revitalização da Avenida Nereu Ramos, a partir da execução do projeto de Macrodrenagem de Itapema em 2012, com a previsão de mais de R$ 13 milhões em investimento no Bairro Meia Praia. No mesmo evento ainda foi apresentado e aprovado o projeto de abertura da 3 Avenida, que irá cortar o Bairro Meia Praia e contribuir com o fluxo de veículos na região.

Segundo o prefeito Sabino Bussanello, as propostas de alteração no trânsito foram antecipadas devido a discussões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (COMDES) e ao último feriado, de 15 de novembro, em que a população viu uma prévia do que pode acontecer com os veículos na temporada. Essa votação serviu para executarmos aquilo que a população quer, de acordo com o julgamento dela sobre prós e contras, completa.

Audiências Públicas

A Prefeitura de Itapema já promoveu mais de 50 Audiências Públicas desde 2009, que envolveram mais de 6000 pessoas, para discutir temas e decisões com impacto na vida da população e no desenvolvimento da cidade. Durante estes eventos são apresentadas opções por equipes técnicas, para serem discutidas em rodadas onde os participantes podem questionar ou opinar sobre os temas. Por fim, o grupo decide qual alternativa deve ser executada ou adotada pelo Governo Municipal através de votação aberta. A divulgação é feita através da rádio, jornais e canais oficiais da Prefeitura de Itapema, com uma semana de antecedência.

Mais informações com o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, André Gobbo, pelo telefone (47) 3268-8012 ou pelo e-mail gobbo@itapema.sc.gov.br.