BOMBINHAS – Bombinhas ultrapassa 50% da meta de vacinação contra a Poliomielite em apenas um dia de campanha

No sábado, dia D, da campanha de vacinação, mais de quinhentas crianças foram vacinadas em Bombinhas. Campanha segue até 21 de junho

Começou no sábado a campanha de vacinação contra a Poliomielite nos postos de de saúde em todo o país, em Bombinhas não foi diferente. Durante todo o dia 8 de junho, pais e crianças se dirigiram às unidades de saúde da cidade.
A mobilização aconteceu no Pronto Atendimento, em Bombas e nas unidades de saúde do José Amândio, Zimbros, Canto Grande e Centro das 8h às 17h sem interrupção. De acordo com a Secretaria de Saúde, só no dia D, mais da metade da meta foi atingida. Nós temos como meta vacinar 998 crianças. No sábado foram vacinadas 510. Ou seja, 51, 20% da meta. Lembrando que a campanha continua até o dia 21 de junho, informa diretora da Vigilância em Saúde, Lucimar Guimarães

Neste ano, o público alvo a ser vacinado na campanha é a partir dos 6 meses, com a vacina oral, VOP, as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável, VIP, nos postos de vacinação. É importante reforçar que os pais levem a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial, diz.

Este ano, assim como em 2012, crianças de 2 meses e 4 meses serão vacinadas com a dose injetável, considerada mais segura e eficaz pela Organização Mundial da Saúde. A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos, como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada, informa Lucimar.

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra Poliomielite

Idade Dose
2 meses Vacina inativada injetável
4 meses Vacina inativada injetável
6 meses Vacina oral
15 meses Reforço oral

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas