Primavera da Cidadania forma novas turmas em qualificação profissional

O projeto Primavera da Cidadania de Itapema formou mais 160 participantes de 10 cursos de qualificação profissional em cerimônia na quinta-feira (1), no auditório da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc). O evento reuniu formandos e contou com a presença do prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – Unidades Tijucas, Rogério Oliveira de Mattos, do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Unidade Itajaí, Laerson Batista da Costa, da secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, da Secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Marina Gobbo Agnoletto, do secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, da coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, Servidores Públicos Municipais e a comunidade.
Segundo a coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, a iniciativa é uma política pública efetiva de garantia de direitos. Ela também explica que os participantes aproveitaram a oportunidade e saem com um certificado que garante profissionalização. Nos meus 20 anos de militância no movimento sindical e social, posso afirmar que só um governo que veio da luta dos grupos sempre excluídos e deixados à margem é capaz de ser sensível e dar a importância merecida para um projeto que trata da promoção das pessoas e da dignidade humana. Governo, parceiros e formados merecem celebrar o momento., comemora.

Para o recém-formado no Curso de Eletricista, Loremar Preilepper, o projeto Primavera da Cidadania é completo, que não se preocupa apenas em qualificar para o trabalho. O projeto promove cidadania, faz as pessoas serem conhecedoras de seus direitos e deveres, traz informações sobre direitos no trabalho, habitação e educação. Hoje, além da nossa cidade estar bem cuidada, as pessoas são valorizadas., comemora. Já a recém-formada no Curso de Costura, Sonia Vanderli Oliveira, afirma que teve e viu disponível todas as condições para poder se qualificar, desde a qualidade dos cursos até o transporte, a merenda, até o cuidado das crianças para a gente estudar.

O prefeito Sabino Bussanello explica que o projeto Primavera da Cidadania foi criado a partir da demanda levantada pela população, especialmente beneficiários do programa Bolsa Família. Para o prefeito, investir no conhecimento, na qualificação e na cidadania das pessoas é o maior investimento que um Governo pode realizar. Queremos garantir direitos e oportunidades de emancipação, além de oportunizar a qualificação profissional, o ensino fundamenta e a promoção da cidadania. Hoje, o Primavera da Cidadania é um dos mais importantes projetos de inclusão social de nosso Governo Municipal e temos orgulho de viver este momento., completa.

Primavera da Cidadania

O projeto Primavera da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, por meio da articulação de diversas Secretarias Municipais, com o objetivo de levar às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social a garantia de direitos e oportunidades de inclusão, através de ações socioeducativas, formação educacional e qualificação profissional. O projeto surgiu na primavera de 2009, quando na Conferência Municipal de Assistência Social foram levantadas demandas pela população nesse segmento. Os cursos também são desenvolvidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As pessoas contempladas fazem parte do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que têm a chance de concluir seus estudos e participar de cursos profissionalizantes gratuitos.

Mais informações com a coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, pelos telefones (47) 9164-2282 ou (47) 9933-8132 e também pelo e-mail diretoria.ana@itapema.sc.gov.br.