Prefeitura de Itapema entrega segunda fase da reforma do Hospital Municipal

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, entrega para a comunidade a 2 fase da reforma do Hospital Municipal Santo Antônio na quinta-feira (29). A cerimônia acontece no próprio Hospital Municipal, localizado na Rua 700, n 659, no Bairro Várzea, a partir das 17h. A nova estrutura compreende a ala de internação clínica de média e longa permanência para adultos e crianças.
Desde a entrega do Pronto Atendimento (PA) em dezembro de 2010, o Hospital Municipal funciona com dois leitos de emergência e urgência, além de 12 para observação e internações de curta permanência. A partir de quinta-feira, mais 19 leitos serão disponibilizados aos usuários na nova estrutura, totalizando 33. O sistema elétrico foi refeito em toda a estrutura, as dependências da ala de internação de média e longa permanência receberam condicionadores de ar modelo split, novo piso e revestimento. Após a entrega da segunda fase será dada sequência a terceira e quarta fases da reforma, que envolve centro cirúrgico e maternidade.

De acordo o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, quando as reformas acabarem e o serviço médico e de enfermagem estiverem organizados, a estrutura vai atender as internações clínicas, centro cirúrgico e obstétrico com sala de parto, pré-parto e cesariana, maternidade, pediatria e central de esterilização de materiais. Haverá também suporte para exames subsidiários, como radiologia, detalha.

Ruiz enfatiza que, apesar da grande parcela no orçamento do município destinada a posse e manutenção do hospital, há um remanejamento de recursos de outras áreas, inclusive com busca de verbas extras. Tivemos reunião recentemente, na qual o prefeito Sabino Bussanello e eu conversamos com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e também com o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Souza. Ambas as autoridades, federal e estadual, estão buscando a melhor maneira de trazer apoio financeiro à saúde de Itapema, afirma.

Nos últimos meses, outras renovações foram executadas no Hospital Municipal para que a unidade possa atender seus usuários de forma mais eficiente, como a instalação de uma nova subestação de energia, junto com um gerador para emergência com potência de 180 KVA. A estrutura passou a contar também com um digitalizador de Raio-X, painéis digitais e interruptores para chamar enfermeiros, além de um sistema interligado de câmeras de segurança, computadores e telefones.

O Hospital é Nosso

A Prefeitura de Itapema, através do decreto 87/2010, declarou estado de emergência médico hospitalar no município, retomando a posse do terreno do Hospital Santo Antônio ao município, além de todas as instalações e equipamentos médicos e cirúrgicos necessários para regularizar seu funcionamento. Com a participação popular, através de doações em dinheiro, materiais de construção e até mão de obra, o Hospital Municipal foi reaberto em dezembro de 2010, após passar por reformas.