Compartilhe esta página

PORTO BELO

HISTÓRIA:

Porto Belo é uma cidade simples, o centro do município é considerado histórico, por ainda ser dividido em quadras, como foi pedido pelo do governo português quando colonizaram a cidade. Com grandes características de colônia de pescadores, o sustento de boa parte das famílias da cidade ainda vem do mar. Hoje, a economia da cidade conta também com o turismo e o comércio.
As águas da bela enseada já eram conhecidas antes mesmo da colonização do município. A excelência náutica trouxe até aqui, muitos navegadores que se aventuravam pelos mares em épocas históricas. A tentativa de colonização se deu de várias formas e o principal motivo era a busca por ouro, o qual, não foi encontrado. Foi em 1753 que o governo português enviou um grupo de 60 casais do Arquipélago dos Açores, já com o objetivo de iniciarem uma povoação, após fracassarem na procura por pedras preciosas.
O crescimento do povoado foi lento, como se já não bastasse a difícil adaptação dos açorianos ao clima, os espanhóis costumavam atacar a localidade.
Em 1818, o povoado da enseada das Garoupas foi elevado à condição de Colônia, recebendo o nome de Nova Ericeira. Nesta época foram enviadas 101 pessoas entre homens e mulheres da localidade de Ericeira, uma colônia de pescadores de Portugal. O objetivo era de darem inicio a atividade pesqueira em nossa região.
De povoado a colônia, de colônia a Vila, e em fim, Município desde 1837.
Porto Belo traz na bagagem, fortes traços açorianos, desde a maneira de falar, até o modo de pescar, cada ato, cada costume, ainda tem um pouquinho de cada açoriano para cá enviado.
Considerada a Capital Catarinense dos Transatlânticos desde 2009, Porto Belo vem recebendo dezenas de navios durante o ano e o receptivo torou-se uma das principais atividades turísticas do lugar. Os navios trazem para o município milhares de passageiros, que passam o dia visitando os pontos turísticos de Porto Belo e as cidades da região.
Com praias tranquilas, mar calmo e paisagens magníficas, o ambiente torna-se um lugar perfeito para a prática de esportes náuticos e passeios em família.

PONTOS TURÍSTICOS E PRAIAS

Igreja Católica Senhor Bom Jesus dos Aflitos

Quem visita Porto Belo, não pode deixar de conhecer a igreja, patrimônio histórico do município.
Tombada pelo patrimônio em 25 de junho de 1998, a Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos é a segunda construção mais antiga da cidade.
A obra começou a ser construída em 1814, utilizou-se mão de obra escrava e as paredes foram construídas com pedras e argamassa à base de óleo de baleia.
Mais de 50 anos depois, os moradores de Porto Belo ainda conviviam com um templo de chão batido e paredes em ruínas, foi aí que o governo enviou a verba para a reforma e a obra foi finalizada.
Por volta de 1863 chegou à igreja a imagem de Nosso Senhor dos Passos, trazida por caravelas portuguesas, que tinham como destino o Rio Grande do Sul. Conhecida pela excelência náutica a cidade de Porto Belo foi escolhida para que a caravela se refugiasse de uma tempestade. A pedido dos moradores, extremamente religiosos, a imagem desceu da embarcação e permanece na igreja até hoje.
A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos localiza-se na Avenida Governador Celso Ramos, em frente ao trapiche do Porto dos Piratas.

Alambique Pedro Alemão

Pedro Alemão Richartz chegou com sua esposa em Porto Belo por volta de 1963. Alguns anos depois, a família começou a plantar cana de açúcar e mais tarde por volta de 1967 iniciou-se a produção da cachaça artesanal.
No início as máquinas eram movidas á tração animal, mais tarde o óleo diesel e hoje tudo funciona a energia elétrica.
Hoje, a administração do Alambique Pedro Alemão, está sob responsabilidade do senhor Mário, filho de Pedro Alemão, e sua família.
A cachaça artesanal, produzida no alambique, é conhecida internacionalmente e atrai centenas de visitantes vindos de diferentes lugares do mundo.
No local estão expostas para venda além da famosa água ardente, licores de diversos sabores e melado de cana.
O Alambique Pedro Alemão, localiza-se na Rua José Neuli Cruz, antiga Estrada Geral do Alto Pereque.

Praia do Perequê

É a praia mais extensa do município, com 2500 metros de extensão, a praia recebe o maior número de visitantes durante a temporada de verão. O mar é calmo e próprio para banho, ideal para a prática de esportes náuticos. Durante a noite a grande faixa de areia se transforma, as cadeiras são lugar às traves e redes, turistas e moradores aproveitam a praia para praticar esportes e fazer caminhadas.
A praia fica no bairro Perequê.

Praia do Centro e Píer Turístico

O centro da cidade é uma área que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. Ali se concentra a maior parte do comércio da cidade. A praia é um atrativo à parte, tem como principal característica a areia fina e mar tranquilo, além de ser protegida pela Ilha de Porto Belo.
É na praia do centro que está localizado o Píer Turístico, inaugurado em 2011. O Píer recebe milhares de turistas durante a temporada de verão, eles desembarcam dos transatlânticos que passam o dia na cidade. Além de receber turistas vindos dos navios, o Píer Municipal tornou-se também um dos principais pontos turísticos, durante a noite, turistas e moradores caminham pela praia e visitam o lugar.
O antigo Trapiche, era feito de madeira e por muitos anos serviu como ponto de desembarque para na chegada de navio. São visíveis os benefícios da nova estrutura de embarque e desembarque, prova disso foi o fato de ter dobrado o número de escalas na cidade.
O novo píer tem 185 metros de comprimento e possibilita a atracação de seis barcos de transporte de passageiros conhecidos como tenders ao mesmo tempo. Além disso, também comporta o espaço de operações às embarcações da Associação de Pescadores Artesanais de Porto Belo que, no verão, também exploram a atividade turística com passeios de barco, traslado para a Ilha e saídas para pescarias em grupo.
A praia fica no centro de Porto Belo próximo à Praça da Bandeira.

Praia do Baixio

Localizada em frente à Ilha de Porto Belo, a Praia do Baixio é um lugar tranquilo, muito procurado para a prática de esportes náuticos como o windsurfe e Stand Up. O detalhe que a torna ainda mais especial é a quadra de futebol de areia onde no verão acontecem campeonatos municipais.
A praia do baixio também está localizada no centro de Porto Belo.

Praia do Estaleiro

Praia agreste, água transparente, excelente para mergulho, o diferencial da praia é a natureza exuberante. Para chegar até a praia é preciso passar por uma trilha de média dificuldade ou através do mar, o resultado é um ambiente espetacular.
A praia do estaleiro fica no bairro araçá.

Praia do Caixa D'aço

Conhecida internacionalmente, não existe cenário igual. A praia é simples e não muito grande, possui quiosque e banheiro químico. Em frente à simplicidade e calmaria da praia, há o imenso glamour do mar, são três bares flutuantes que servem pratos da gastronomia local e dezenas de iates e lanchas que passam os dias ancorados, aproveitando a beleza do lugar.
A praia do Caixa D’Aço também está localizada no bairro Araçá.

Praia do Araçá

Colônia de pescadores, o lugar é conhecido pela beleza natural e por guardar fortes traços da cultura açoriana.
O mar é cristalino e quem visita o bairro fica pertinho dos navios que ancoram ali mesmo, de frente para a praia. Com ao “grandões dos mares” tão pertinho da praia, turistas e moradores aproveitam para tirar fotos e levar boas recordações para casa.

Informações Gerais

Brasão de Porto Belo

Brasão de Porto Belo

Bandeira de Porto Belo

Bandeira de Porto Belo

  • Fundação: 13 de Outubro de 1832
  • Gentílico: Porto-belense
  • Área: 93,632 Km²
  • População: 19.189 hab. - 66º lugar (Santa Catarina) e 1830º lugar (Brasil) - Estimativa IBGE 2015
  • Crescimento Populacional: 3,00% - 13º lugar (Santa Catarina) e 65º lugar (Brasil) - Estimativa IBGE 2015
  • Densidade: 204,94 hab. Km²
  • População Flutuante: aprox. 60.000
  • Corrente elétrica: 220v
  • Temperatura média: 16,7 ºC à 29,7 ºC
  • Datas festivas:
    13 de outubro(Aniversário de Emancipação Político-administrativa do Município);
    a segunda sexta-feira de junho (Sagrado Coração de Jesus);
    29 de junho (Consagração a São Pedro);
    06 de agosto (Dia de Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da cidade).
fonte:
Setor Mkt e Eventos - Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo
Prefeitura Municipal de Porto Belo





Portal Itapema - Todos os direitos reservados © 2017 - Itapema - Santa Catarina - Brasil
O Portal Itapema não se responsabiliza pelos conceitos publicados nos artigos assinados, bem como pelas informações desencontradas ou desatualizadas que possam vir a lhe trazer qualquer transtorno ou ônus.
 
Página gerada em 0.034480 segundos