PORTO BELO – Folclore e diversidade cultural na abertura da Semana da Pátria de Porto Belo

PORTO BELO – Folclore e diversidade cultural na abertura da Semana da Pátria de Porto Belo

A Semana da Pátria foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, dia 1, com o hasteamento da bandeira nacional e a execução do hino em frente ao Paço Municipal. Autoridades, professores, alunos e a comunidade assistiram apresentações culturais que abordaram o folclore e a diversidade cultural do país.

Os pequenos alunos do pré-escolar 1 do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Lauro Prado abriram as apresentações com uma singular encenação do boi de mamão, expressiva manifestação folclórica da região. Com direito a presença dos personagens devidamente caracterizados como o cavalinho, a cabra, a Maricota e outros, os alunos arrancaram sorrisos e aplausos dos presentes revivendo a dança e canto do boi de mamão.

Em seguida, os alunos do quarto ano do Centro Educacional Mundo Mágico trouxeram a energia e alegria da roda da capoeira, homenageando à altura a dança símbolo da cultura afro brasileira.

“Brasil nossa terra, Santa Catarina nosso chão, Porto Belo nossa alegria, pois amamos de coração” foi um dos versos citados por Cassiane e Flora, alunas do quinto ano da Escola Tiradentes. A turma fez uma bela homenagem, propondo uma reflexão ao dia da Consciência Negra.

Os alunos do terceiro ano da escola Francisco José Marques encerraram as apresentações com versos criados a partir da ideia ‘Pátria é…’ e lembraram nossos rios, mares, nosso verde e também a gente brasileira.

“Nada melhor que iniciar a Semana da Pátria comemorando essa diversidade cultural apresentada hoje pelos alunos”, destacou o prefeito Evaldo Guerreiro. O prefeito convidou a todos para visitarem a exposição de fotos “Pioneiros do Ensino”, já instalada na Praça da Bandeira. A exposição, que também faz parte das comemorações da Semana da Pátria, segue durante toda a semana, das 8h às 17h. O prefeito reforçou ainda o convite para o desfile cívico que acontecerá no domingo, dia 7, a partir das 14h, na Av. Governador Celso Ramos com a participação dos alunos de todas as unidades escolares municipais.

Mais Informações: (47) 3369 5068 Secretaria de Educação
Rua Leopoldo José Guerreiro, n 183, Centro – Porto Belo SC

Prefeitura Municipal de Porto Belo