BOMBINHAS – Bernunça de Bombinhas é eleita a mais bonita em Concurso realizado em São José

BOMBINHAS – Bernunça de Bombinhas é eleita a mais bonita em Concurso realizado em São José

No último domingo, dia 14 de setembro, o bicharedo da Fundação de Cultura de Bombinhas participou do concurso do mais belo boi, Maricota e Bernunça de São José, na II Feira da Freguesia, uma promoção da Fundação Municipal de Turismo e Cultura de São José.

O recém criado Grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi, de Bombinhas, levou para o concurso o Boi e a Maricota, que foram doados no ano passado pela família da Roseti e do Li de Bombas, e as bernunças, mãe e filha, confeccionadas pelos servidores da cultura, para a participação na 21 Festa da Cultura Açoriana Açor, em Florianópolis.

Ao todo foram avaliados 18 personagens de seis grupos folclóricos dos municípios de Florianópolis, Bombinhas e Palhoça. Numa disputa acirrada, na categoria Boi e Maricota o Grupo de Boi de Mamão Filhos da Terra de Palhoça foi o vencedor. No personagem Bernunça, Bombinhas foi eleita a mais bela. O valor do prêmio, 2 mil reais, será investido na manutenção do grupo, na compra de uniformes (jaquetas e camisas), na aquisição de tecidos e aviamentos para confecção do Zé do Marisco, do urubu e talvez até do macaco, do folguedo.

O superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, Caê Martins, explica que o objetivo do concurso é o fortalecimento da cultura popular catarinense, e Bombinhas teve concorrentes de peso, como a Associação Folclórica de Boi de Mamão do Campeche, com 20 anos de história, e o Boi de Mamão da Barra do Aririo de palhoça com 50 anos de existência, estes últimos vencedores do Boi e da Maricota.

O Eira meu Boi foi criado em julho deste ano e conta com a participação dos alunos do Ensino Médio da Escola Maria Rita Flor, moradores de vários bairros bombinenses. O Diretor de Cultura de Bombinhas, Luíz Antônio Patrício, também coordenador do grupo, falou da experiência vivida e da alegria de ter a mais linda Bernunça da região: Fomos o grupo mais teatral, fiquei muito feliz. O nosso boi é tradicional, jovem demais, pois foi criado em julho, e mais importante que qualquer premiação é a possibilidade de fazer cultura com tanta empolgação, destaca Luíz.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas