Itapema convoca munícipes para o Dia do Desafio 2011

A cidade de Itapema foi selecionada pela primeira vez para fazer parte do Dia do Desafio. O evento mundial, que acontece desde 2000 no Brasil, é coordenado pelo Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC), com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas. A edição de 2011 do Desafio acontece em 25 de Maio, em 114 cidades de todo o planeta, divididas em uma competição entre duas ou três do mesmo porte. A escolhida para competir com Itapema é San Sebastián de Huehuetenango, na Guatemala. A coordenação local é da Prefeitura de Itapema, através da ação integrada de diversos programas de suas Secretarias e entidades da cidade.

O Coordenador do Dia do Desafio em Itapema, Luciano Pedro Estevão, convoca todos os itapemenses para participarem da mobilização. A ideia é que na quarta-feira (25 de Maio) as pessoas parem o que estão fazendo e se movimentem por 15 minutos, entre as 7h e 21h. O maior prêmio conquistado por Itapema será a qualidade de vida, completa.

Luciano explica que há duas formas de participar. A primeira é para quem já pratica alguma forma de exercício físico todos os dias ou irá praticar sozinho em casa (mas o ideal é que estes tentem formar pequenos grupos): basta que entrem em contato pelo telefone (47) 3268-8010 ou email diadodesafio@itapema.sc.gov.br e informem seu nome completo e o horário da atividade naquele dia.

Para quem não pratica atividades físicas regularmente, a segunda opção para os interessados em participar do Dia do Desafio 2011 é comparecer a um dos pontos determinados, onde haverá profissionais habilitados para orientações. Haverá concentração de atividades físicas na Orla na Academia Popular, atrás do Supermercado MiniPreço, no Bairro Meia Praia, e atividades especiais do programa Itapema Mais Ativa, nos locais regulares. Todas as escolas do município, estaduais e particulares também vão oferecer atividades físicas para alunos, pais e professores a partir das 7h30. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Convivência com Idoso terão programação direcionada para o Desafio.

Em 2010, 3505 cidades de 20 países em todo o globo participaram do Dia do Desafio, que envolve prefeituras, entidades de classe, escolas, empresas e membros da sociedade em prol da saúde e do bem-estar. Os participantes são convidados a parar suas atividades cotidianas e praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Na edição de 2010, foi registrada a participação de cerca de 159 milhões de pessoas em todo o mundo. Santa Catarina contribuiu com a mobilização de 1,1 milhão de catarinenses.

A História do Dia do Desafio

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.