BOMBINHAS – Festa Junina do CEI Débora Santana com direito a brincadeiras antigas

BOMBINHAS – Festa Junina do CEI Débora Santana com direito a brincadeiras antigas

No último domingo, 28 de junho, o Centro de Educação Infantil Débora Selma da Siva Santana, realizou sua festa junina, no ginásio poliesportivo Paulo Gonzaga, anexo a EBM Dona Dilma Mafra. A ocasião reuniu pais, alunos, familiares, colaboradores e corpo docente e gestor da unidade escolar, num festejo diferenciado. Além de comidas típicas, também foram preparadas diversas apresentações que agregaram a todos em quadrilhas e bailados.

Outra atração foi o Coral Infantojuvenil da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, que interpretou duas canções sob a regência da professora Anna Lehm, acompanhados pelo professor Edson Pereira na sanfona.

A festa junina, ainda, proporcionou aos pequenos a vivência de brincadeiras antigas. Uma delas a corrida de pé de lata propiciou muitas gargalhadas na meninada. O intento de trazer essa inovação a comemoração se deve ao fato da escola ter como tema para o 22 Açor, que acontece de 2 a 4 de outubro, Brincadeiras Infantis. A oportunidade possibilitou uma pequena demonstração do que o estande destinado a unidade escolar terá exposto.

A gestora do Cei, Gislaine Maia, ressalta que as danças juninas e brincadeiras embasadas na herança açoriana, ajudam no aprendizado desta cultura que é uma das pilastras que originaram a história bombinense. É gratificante proporcionar a nossos alunos o prazer de participar de brincadeiras e danças simples, que estão guardadas no baú de memória de um passado distante, enfatiza a diretora.

Ao final das apresentações foi realizada uma quadrilha improvisada, com a junção de todos que estavam no festejo, um dos momentos mais gratificantes para os presentes. Pequenos, e adultos que voltaram a ser crianças por alguns instantes, saíram de alma lavada da festa da escola.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas