Solenidade especial marca início do Outubro Rosa em Itapema

Solenidade especial marca início do Outubro Rosa em Itapema

Ações de conscientização e prevenção acontecem ao longo de todo o mê.

Itapema mais uma vez foi tomada pelo rosa. A cor simbólica chama a atenção das pessoas para a prevenção e a importância da necessidade do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama. Desde a noite de quarta-feira (01/10), luzes, laços e balões deixam pontos e repartições públicas de Itapema com o tom da campanha. A solenidade que marcou o lançamento das novas luzes foi realizada no Paço Municipal. O Outubro Rosa em Itapema é promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Rodrigo Bolinha, que estava acompanhado da Primeira Dama, Josiane Silva Costa, além do Vice-prefeito Giliard, da Presidente Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Marinez de Mattos, da Presidente Municipal da Rede, Altiva Maria Dal Castel, do Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, e dos Vereadores Sebastião Silva, Mauro Hercílio Silva e Paulo Roberto Camargo. Voluntárias da Rede Feminina, além dos membros da Equipe de Governo e servidores municipais prestigiaram o encontro que foi abrilhantado pelo Coral Infantil Grupo Vivaz em uma apresentação emocionante

No Brasil o Câncer de Mana é a segunda causa de mortes entre mulheres. Dados do Ministério da saúde apontam que em 2011 foram 13.225 vítimas no país. Iluminar os prédios e pontos turísticos da cidade no tom do Rosa é promover uma leitura visual e provocar a reflexão nas pessoas sobre os riscos do Câncer e a necessidade do diagnostico precoce.

Durante a atividade, o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, destacou o empenho da administração municipal na prevenção ao câncer de mama. “O Ministério da Saúde reduziu a cota de mamografias, mas em Itapema, por uma determinação e um compromisso do Governo Rodrigo Bolinha estamos mantendo os serviços para prevenir as mulheres de meia idade, cobrindo já a partir dos 40 anos para a realização do exame da mamografia, quando a idade preconizada pelo SUS é somente dos 50 aos 69 anos”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

A Presidente Estadual da RFCC, Marinez de Mattos, enfatizou o apoio da atual administração em todas as ações da Rede. “Quero agradecer ao Prefeito Rodrigo Bolinha e ao Vice-prefeito Giliard que sempre valorizaram nosso trabalho. Isso muito tem contribuído com as nossas ações. Como Presidente Estadual tenho visitado muitos municípios, e posso afirmar que a parceria entre a Rede e a Prefeitura de Itapema é referência para muitas cidades”, afirmou Marinez de Mattos.

Durante a atividade especial, as voluntárias da Rede fizeram questão de cantar o Hino do movimento, reforçando o compromisso de servir e auxiliar as mulheres com Câncer. E para representar o envolvimento e a parceria do Poder Público com a ação especial do mês de Outubro, a Presidente da Rede de Itapema, Altiva Maria Dal Castel presenteou a Primeira Dama Josiane Silva, com a camiseta da campanha. A Primeira Dama fez questão de vestir a peça rosa, que também era utilizada pelas voluntárias da Rede e anfitriãs da noite.

Para a Presidente Municipal da RFCC, Altiva Maria Dal Castel, no Outubro Rosa queremos dar visibilidade a luta contra o Câncer. “Este é um momento em que empresas, sociedade civil organizada e poder público se unem no combate a câncer. Quero aqui também agradecer a parceria da Prefeitura de Itapema junto a Rede Feminina de Combate ao Câncer”, afirmou a Presidente Municipal da RFCC, Altiva Maria Dal Castel.

Durante todo este mês a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema vão realizar ações especiais em diversos pontos da cidade. As atividades vão desde palestra, realização de exames preventivos e o Dia D (18/10), com todas as Unidades de Saúde abertas para realização de coleta de exames preventivos, solicitação de mamografias e orientações.

O Vice-Prefeito Giliard, que também participou da ação acompanhando o Prefeito Rodrigo Bolinha, fez questão de valorizar a presença das muitas voluntárias da Rede. “Quero parabenizar todas vocês pela força em prol desta causa tão importante. E dizer que estaremos sempre firmes nessa parceria entre Prefeitura de Itapema e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema, contribuindo muito mais para as ações de prevenção e combate a doença”, afirmou Giliard.

Em Itapema, para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde ofertou mais de 1.739 mamografias de 1 de Janeiro a 1 de Outubro, uma média de 173 exames por mês. “Nosso governo estará sempre de braços abertos e parceiro desta causa, pois reconhecemos o papel desempenhado pela Rede Feminina em parceria com a Secretaria de Saúde, nesta luta pela saúde de todas as mulheres. Aproveito este momento de reflexão sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce para anunciar que já estamos em fase de planejamento para a criação do um espaço que vai garantir atendimento especial para nossas crianças e também para vocês mulheres. Atendimento humanizado, com espaço adequado e com serviços centralizados. Queremos e estamos ofertando uma saúde melhor todos os dias. Sabemos que os desafios são muitos, mais seguimos avançando, investimento e garantindo um atendimento melhor para todos”, anunciou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Confira a programação Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde

02/10 UBS Várzea – Caminhada no bairro no período da manhã, equipe e comunidade, tema, Não violência contra mulher;

06/10 UBS Meia Praia I – Palestra para as mulheres com a fisioterapeuta do NASF, Ayla, às 08h;

15/10 UBS Sertão – Chá para as mulheres no periodo da tarde, e roda de conversa com a equipe de saúde;

16/10 UBS Morretes – Palestra com a Psicóloga Cláudia, no período da tarde;

18/10 Dia D unidades abertas para realização de coleta de exames preventivos, solicitação de mamografias e orientações;

18/10 UBS Tabuleiro – Bingo a tarde para as mulheres da comunidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema