Grupos do NASF realizados com a comunidade em Itapema ganham premiação

Grupos do NASF realizados com a comunidade em Itapema ganham premiação

O Grupo Falando da Vida criado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) acontece semanalmente, em todas as quintas-feiras pela manhã, no Centro Integrado Municipal de Saúde (CIMS), antecedendo o grupo sobre práticas corporais. As profissionais de Educação Física que propõem este grupo para a comunidade, Andressa Alves e Thaís Barcelos, proporcionam este momento de escuta para as participantes, fazendo com que elas possam se sentir a vontade para trazer relatos de experiências, contar sobre suas vidas, histórias e reflexões de forma dialógica, podendo interagir.

Este trabalho vem sendo realizado desde 2015 e já alcançou muitos resultados positivos as participantes e profissionais que juntos colaboram para o seu crescimento. Evitando julgamentos e preconceitos, estes grupos ajudam para o autoconhecimento, boa relação com a família, amigos e empatia com a história e vivência do próximo, fazendo com que sempre possam expor seus pontos de vista numa construção onde não existe certo ou errado, existem possibilidades e diferentes formas de olhar, perceber e viver a vida.

Recentemente, houve em Curitiba o VI Encontro Nacional de Residências em Saúde, e a professora de Educação Física do NASF que conduz este trabalho levou essa vivência com orgulho ao restante do Brasil, sendo o trabalho reconhecido e valorizado com a premiação de 3 melhor trabalho concorrendo com outros 150 da área de Saúde no Brasil.

A profissional de Educação Física do NASF Itapema, Thaís Barcelos, contou sobre a importância desta premiação para valorizar as mulheres. “Sentimo-nos valorizados com a premiação, mas creio que, o mais importante sejam as trocas e construções realizadas pelo grupo. Juntos nós aprendemos a entender melhor e cuidar das mulheres de forma diferenciada, é um momento único na semana”, afirmou Thaís Barcelos.

Na manhã desta quinta-feira (21/07), foi revelado as participantes o trabalho enviado “Conte-me sua história: a escuta ativa e a descoberta de singularidades em um dos grupos do NASF” e a premiação recebida. “Elas não sabiam nada sobre o que estávamos planejando, a surpresa delas ao receber a notícia nos deu ainda mais alegria para continuar com esse trabalho”, afirmou Thaís Barcelos.

A participante, Neusa B. Correia, contou como se sentiu ao saber sobre a premiação e ao ver sua foto exposta no banner: “Eu me senti muito contente e surpresa ao saber da premiação, pra mim foi uma alegria ver minha foto lá. Estes grupos me ajudam muito, tanto nas dores físicas quanto na depressão, através deles eu fiz bastante amizades e pude encarar melhores os problemas do dia a dia”, afirmou Neusa B. Correia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema