Haitiano participa de aula de história na Escola Oswaldo dos Reis

Haitiano participa de aula de história na Escola Oswaldo dos Reis

Os alunos dos 8 anos da Escola Oswaldo dos Reis, no Bairro Várzea, tiveram uma aula de história diferente na última quarta-feira (24/08). Para explicar a independência dos países latino-americanos, a professora Renata Lewandowski Montagnoli quis proporcionar uma experiência diferente aos estudantes. Ela decidiu focar um pouco do conteúdo no Haiti, país da América Central que foi a primeira nação latino-americana a se tornar independente e ser também o primeiro país das Américas a ter um governante negro.

O Haiti também é conhecido por diversos governos problemáticos e por um terremoto que devastou boa parte do país. Atualmente, muitos haitianos têm migrado para outros lugares. E um desses refugiados foi até a escola conversar com os estudantes. Jean Claude Lubin contou a eles sua história, quando veio para o Brasil em 2014, a longa viagem até o Acre e depois até a cidade de Balneário Camboriú. Atualmente ele trabalha na Empresa Ambiental, responsável pela limpeza urbana de Itapema.

“Todos ficaram muito felizes de poder conhecer a história desse refugiado que está lutando com muita garra por uma vida melhor. Senhor Jean Claude, os estudantes da escola Oswaldo dos Reis, a cidade de Itapema e o Brasil recebem vocês haitianos de braços abertos!”, afirma a professora Renata.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema