BOMBINHAS – Cultura na rua apresenta: Troupe Tartacircus

BOMBINHAS – Cultura na rua apresenta: Troupe Tartacircus

A dupla de palhaços Tartaruga e Caju foi a atração da noite do Cultura na Rua da última quinta-feira, 12 de janeiro. O colorido, a graça e as palhaçadas juntaram um número considerável de pessoas, muita criança, mas também muitos adultos, sentados na própria rua e no meio-fio da rua Parati, Centro, no espaço da Feirinha de Verão, numa arena improvisada.

Com a luz de uma lua cheia esplendorosa o riso ganhou a noite e misturou-se ao burburinho do vai e vem, típico dessa época, e entra cena e sai cena a diversão reinou por mais de uma hora. Caju, personagem da jovem Maisa Bernardi Hegele, de vestido tomara que caia estampado e colete branco, faz a palhacinha desprovida de inteligência, mas que no fundo é muito esperta, e ganha imediatamente a simpatia do público, não há como não se apaixonar. Em uma das apresentações encabeçada por ela o pequeno Vitor Ribas foi um dos participantes, diante da orgulhosa família na plateia, turistas de Porto Alegre. Ele gosta de fazer brincadeiras em casa, mas nunca tinha participado na rua, pra ele foi ótima a experiência, conta o pai Gilberto Ribas.

Já Tartaruga, personagem de Felipe Rodrigues Santos, longilíneo e ágil tem além do dom de arrancar gargalhadas do público, a maestria de equilibrista, malabarista e da pirotecnia. Em uma das cenas monta uma banda fantasiosa com a participação de seis adultos e neste momento é compreensível que o humor se concretiza nas coisas simples, basta a imaginação. Um dos integrantes desta banda foi Mariano Medina, o argentino de Buenos Aires com a filha Malena e a esposa Mariana, já conhecia a dupla do hotel em que estão hospedados e fizeram questão de ir ao Cultura na Rua prestigiar, encantados, os novos amigos.

A dupla jovem tem nove anos de estrada, ele é fruto da Escola de Circo de Londrina/Pr, ela iniciou as atividades com Felipe na cidade vizinha Itapema. O casal de palhaços fez muito sucesso em duas edições do Balaio Cultural Feira de artes e artesanatos, no ano de 2016, e esse mine circuito, com a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas FMC, a partir do primeiro dia de exibição, promete repetir o resultado anterior. Nosso desejo é levar para todos a arte do circo de uma forma descontraída, cheia de interação e provocando muitas gargalhadas, utilizando várias linguagens artísticas da magia do circo, destaca Felipe, o Tartaruga.

O Cultura na Rua traz mais dois espetáculos com a Troupe Tartacircus: dia 19 de janeiro, às 21 horas, na Feira de artesanato do bairro de Bombas (rua Gaturamo, na altura da Av. Falcão) e no dia 26, também às 21 horas, retorna a Feirinha de verão no Centro (rua Parati, quadra da praia).

A FMC programou para esta temporada de Cultura na Rua além da Troupe Tartacircus, o projeto Teatro Bom demais da Cia Sandra Baron e apresentações folclóricas.

Fotos: Márcia Cristina Ferreira
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas