BOMBINHAS – Visitantes conhecem a Trilha do Morro do Macaco

BOMBINHAS – Visitantes conhecem a Trilha do Morro do Macaco

No meio da manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, a Escola de Educação Básica Maria Rita Flor recebeu o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado de Educação, Eduardo Dechamps, para inaugurar as reformas realizadas na unidade escolar no ano de 2016, entre elas a construção do auditório Alair Maria Stapait Dona Dinha. Além da anfitriã, diretora Sirlei Manes, do governador e secretário de educação, a solenidade ainda contou com a participação da prefeita Paulinha, Ana Paula da Silva, do vice-prefeito Paulo Henrique Dalgo Müller, o Paulinho, do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan, dos deputados estaduais Jean kuhlmann e Darci de Matos, do secretário Executivo de Assuntos Estratégicos, Cesar Souza, do secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Gaspar Laus, do presidente da Câmara de Vereadores de Bombinhas Alan de Souza, do prefeito de Porto Belo Emerson Luciano Stein e seu vice Elias Cabral, da prefeita de Itapema Nilza Nilda Simas, do presidente da APP Geraldo Buba, da representante do Grêmio Estudantil da escola, Maria Eduarda da Silva e representantes do legislativo bombinense e portobelense.

Já na abertura iniciaram as emoções com a participação da cantora Anna Lehm que interpretou o Hino Nacional acompanhada no violão pelo maestro Carlos Caetano, em seguida um grupo de docentes e servidores da EEB Maria Rita Flor prepararam duas canções com a regência do maestro Carlos Caetano, uma em especial em homenagem a gestora Sirlei Manes. Diante deste cenário, com direito a algumas lágrimas, a professora Sirlei falou do sonho de ter um auditório na escola, que atende não somente os anseios da comunidade escolar, mas beneficia a população em geral. É um sonho de muitos anos, que aos poucos se tornou realidade. O lema da nossa escola é parte da música de Raul Seixas que diz ‘sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas quando se sonha junto é realidade’, e hoje concretizamos este espaço, ao concluir sua fala já deixou o pedido pelo ar-condicionado, que tanta falta faz em dias quentes como os vivenciados neste verão.

O professor Eduardo Dechamps, secretário de Estado de Educação, destacou o planejamento realizado pelo governador ainda no ano de 2012, e agora Santa Catarina colhe frutos na entrega de muitas obras em pleno período de crise financeira mundial. Em seguida, a prefeita Paulinha agradeceu a presença de todos, ressaltou especialmente a participação dos servidores e secretários municipais, e expressou sua gratidão a grande parceria do governador Raimundo Colombo nas transformações ocorridas em Bombinhas nos últimos quatro anos. E deixou um recado especialmente aos alunos da escola: vocês são os detentores dos nossos sonhos. Sabe o que o pai, a mãe, tios e amigos fazem com os sonhos que não conseguem realizar? Guardam numa caixinha dentro do coração, esperam vocês nascerem e crescerem e projetam os sonhos deles em vocês. É por isso que nos esforçamos para que vocês tenham uma vida melhor que a nossa, mais digna, com mais recursos e mais oportunidades, afirma Paulinha.

O governador já iniciou seu discurso garantindo o ar-condicionado para o auditório, falou sobre o início do ano letivo e ressaltou que o estado possui atualmente 1070 unidades escolares, sendo mais 800 reformadas ou construídas, como no caso da EEB Maria Rita Flor. Enfatizou o empenho dos deputados no apoio as obras e as necessidades do executivo estadual em meio a um cenário de grave crise no Brasil inteiro, e que atinge os estados de forma massiva, e frisou o ganho do novo espaço para a comunidade escolar, por permitir o desenvolvimento de habilidades. Mas sobretudo é um passo importante com relação ao ensino integral e ao trabalho em sintonia do ensino médio com o ensino técnico. Todo jovem que tem um talento, ele pode se encaminhar com um complemento escolar e eu gosto do ensino integral porque ele ocupa mais o aluno, chama a atenção nessa fase de formação de personalidade pra prioridades que hoje, no dia a dia, a sociedade afasta. Por isso eu acho que sobre o ponto de vista da formação humana também é um passo muito importante, destaca o governador Raimundo Colombo.

A solenidade encerrou com o descerramento da placa inaugural no hall de entrada da escola, e o governador, e sua comitiva, almoçou com lideranças políticas bombinenses e convidados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas