Agricultura e Pesca participa de Encontro de Agroecologia

Agricultura e Pesca participa de Encontro de Agroecologia

A equipe da Diretoria de Agricultura e Pesca de Itapema participou na última quinta-feira (09/03) do Encontro do Núcleo Litoral Catarinense da Rede ECOVIDA realizado na propriedade rural sítio Flora Bioativas, em Porto Belo.

O sítio escolhido este ano para sediar o evento está localizado no Sertão do Valongo e pertence ao casal Noeli Pinheiro e Edemir Martinhago. Juntamente com outras propriedades de Porto Belo e Itapema o sítio Flora Bioativas compõe o GACE – Grupo de Agroecologia da Costa Esmeralda e dentre outros objetivos buscam a certificação Orgânica da produção de alimentos. O GACE juntamente com outros Grupos de Agroecologia espalhados pelo litoral catarinense compõem o Núcleo Litoral Catarinense da Rede ECOVIDA de certificação orgânica participativa.

O Encontro que durou o dia inteiro tinha como objetivo a troca de experiências entre os coordenadores dos grupos e dos membros avaliadores e contou com a presença do Sr. Francisco Van de Casteele, Auditor do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, técnicos da Epagri e Prefeituras. No período da manhã, o Sr. Francisco fez uma importante explanação dos problemas encontrados nas vistorias do MAPA em diversas propriedades da Rede ECOVIDA e fez sugestões pontuais, bem como críticas construtivas para o aprimoramento dos trabalhos dos grupos. A tarde os grupos se reuniram para analisar as documentações de seus membros e organizar as visitas de verificação em todas as propriedades associadas, contou o Diretor de Agricultura, Evandro Ghiotto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema