BOMBINHAS – Projeto ‘VÔ SABE, VÔ ENSINA’ está de volta

BOMBINHAS – Projeto ‘VÔ SABE, VÔ ENSINA’ está de volta

Entre os meses de abril a julho acontece a segunda edição do Projeto Vô Sabe, Vô Ensina realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, por meio do edital estadual Elizabete Anderle. Trata-se de oficinas que têm por objetivo disponibilizar o conhecimento dos grandes mestres bombinenses da cultura popular à comunidade em geral, independente de idade, mas principalmente as novas gerações.

Este conhecimento será repassado por meio de encontros de aulas de rendas de crivo, bilro, gastronomia típica e intervenções do folguedo de boi de mamão, que almejam proporcionar o acesso ao conhecimento, arte, costumes, tradições e promover os hábitos e capacidades aos munícipes. São três Mestres da Cultura Tradicional local: Mestra Lena de bordado de Crivo, Mestra Salete de gastronomia típica, Mestre Sena do folguedo do boi de mamão, e uma discípula da Mestra Elza Rosa da renda de bilro, a artesã Carine Laranjeiras.

As inscrições para as aulas de crivo e bilro abriram nesta quarta-feira, 19 de abril, na Casa de Cultura Piana do Crivo, das 8h30 às 18 horas, e na sede administrativa da Fundação de Cultura, das8h30 às 17h30. As aulas de crivo acontecem no salão paroquial da Igreja São Sebastião, no Canto Grande, as terças e quartas-feiras, das 14 às 17 horas. As aulas de bilro acontecem na sede da FMC às segundas e quartas-feiras das 14 às 17 horas, ambas oficinas inciam nesta segunda-feira 24 de abril, seguem até o início de julho e cada dia é uma turma diferenciada. As inscrições são feitas mediante preenchimento de ficha de inscrição e o material referente a cada oficina é de responsabilidade do aluno.

As aulas de gastronomia típica e as intervenções de boi de mamão serão realizadas seguindo outro cronograma a ser divulgado, ainda, este mês.

Além de promover e fomentar a cultura tradicional em Bombinhas a Fundação de Cultura trabalha com a intenção de verificar a descoberta de novos detentores do saber dentro do município, e desta forma incentivar a continuidade dos saberes e fazeres e a confecção do artesanato com identidade de base local.

A FMC lembra as todos que os Mestres foram reconhecidos perante a comunidade e nomeados conforme o projeto de Lei N 1326 de 23 de julho de 2013, e possuem notório saber no artesanato, folguedos e na gastronomia local. Os Mestres Helena Luíza da Silva, Salete Maria Pinheiro Pereira, Manoel Flodoardo de Sena e Elza Francisca de Lima Rosa (falecida em 5 de outubro de 2015) junto a mais 16 detentores dos saberes tradicionais foram intitulados na noite história de 14 de novembro de 2014.

O quê: oficinas do Projeto Vô sabe, Vô Ensina

Oficina de Bilro

Onde: sede administrativa da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, rua Parati, 319, Centro.

Quando: segunda e quartas-feiras, de 24 de abril até julho, das 14 às 17 horas.

Professora: artesã Carine Laranjeiras

Oficina de Crivo

Onde: salão paroquial da igreja de São Sebastião, av. Professor João José da Cruz, 1403, Canto Grande.

Quando: terças e quartas-feiras, de 24 de abril até julho, das 14 às 17 horas.

Professora: Mestra Lena Helena Luíza da Silva

Inscrições de ambas: sede da FMC das 8h30 às 17h30 e na Casa de Cultura Piana do Crivo das 8h30 às 18 horas.

Obs. Embora as oficinas iniciem na próxima segunda-feira, 24 de abril, as inscrições serão realizadas até o dia 28 de abril.

Foto: Luiz Felipe de Melo
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas