BOMBINHAS – Fé e Emoção na encenação da Paixão de Cristo

BOMBINHAS – Fé e Emoção na encenação da Paixão de Cristo

A Sexta-feira Santa caiu lentamente, e enquanto o horizonte era ponteado de um laranja dourado, as pessoas começavam a se aglomerar em volta da Igreja Matriz, no bairro de Bombas. Quando o pároco bombinense, padre Silvano Oliveira, iniciou a narração todos os olhos se voltaram para o jovem ensanguentado que aos empurrões, propiciados por dois soldados, adentrava o meio da arena improvisada. Naquele momento era visível a emoção e comoção nos olhos das, cerca, de 500 pessoas entre moradores e turistas, que acompanharam a procissão pelas ruas de Bombinhas, sentimento este que seguiria com cada um, cada qual ao seu modo, durante todo o percurso.

Em seu quinto ano de realização a encenação da Paixão de Cristo já entrou para o calendário local, e proporciona o encontro da comunidade religiosa e turistas, com um momento singular do cristianismo que une história, fé, emoção, devoção e reflexão.

Este ano Jackson Williams de Jesus, o Kinho, interpretou Jesus, que teve Brenda Melo como Maria, que seguiu firme a seu lado as 14 estações, suportando a dor do filho amado. Como sempre acontece nas encenações, Kinho, de fato, levou muitas chicotadas reais e também sabia que seria assim, pois, o momento exige esse toque de realismo. Eu vinha me preparando há um tempo pra essa noite, foi muita emoção, uma honra. Foi minha primeira vez e agradeço a Deus por ter feito, estou todo dolorido mas valeu muito a pena, comenta Kinho.

A cada estação foi feita uma encenação retratando o momento vivido por Jesus. A interpretação dos dois soldados foi muito exigida, e os jovens Tom Costa e Renan Cruz, cumpriram lindamente seu papel, a tal ponto que as pessoas questionavam e expressavam sua agonia ao ver o sofrimento, e não continham as lágrimas. Outro momento muito significativo foi a quinta estação, este ano o papel de Verônica coube a Joice Conceição que soltou a voz, encantando a todos com seu timbre.

E dessa forma o cortejo chegou a Capelinha de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde foram realizadas a 13 e 14 estações, que culmina com a morte de Cristo, enquanto Natan Souza e Larissa Sena entoavam a canção Belíssimo esposo, todos os personagens e coadjuvantes se ajoelharam diante do Senhor, proporcionando um final condizente com toda a emoção vivenciada. Jesus crucificado, tendo ao lado Daniel Oliveira e Everton Pinheiro da Silva no papel dos dois ladrões, ganhou o horizonte com a capelinha ao fundo, uma fotografia inesquecível.

Quando Maria retirou junto aos demais apóstolos o corpo da cruz, e o embalou em seus braços se alguém havia conseguido se segurar até ali, se entregou ao choro.

A ressurreição de Cristo foi realizada na Missa de Páscoa, no domingo pela manhã, na igreja Matriz, onde Kinho precorreu os corredores sorridente interpretando o Cristo vivo diante da nave lotada e comovida. Essa Missa de domingo também marca o envio das sete Bandeiras do Divino Espírito Santo para percorrer as comunidades durante os 50 dias até a festa de Pentecostes, em 4 de junho. A bandeireira do bairro de Bombas, e vereadora, Márcia Pinheiro foi uma das fiéis que acompanharam a Via Sacra na Sexta-feira Santa. Nós católicos não adoramos um Cristo morto, e sim um cristo ressuscitado. Nossa igreja vive de um Cristo vivo, adora e ama um Cristo vivo. Foi muito emocionante hoje na missa, chorei, não contive as lágrimas porque é muita emoção ver o próprio Cristo no meio de nós, fala Márcia Pinheiro.

Também participaram da encenação: Lenício e Camila Mendes, Pilatos e sua esposa respectivamente,Noé Moreira da Silveira como Barrabás, Sandra e Valmir de Lima, Maria Madalena e José de Arimatéia, Maria Francisca da Silva Pinheiro, Zenir Maria Pinheiro e Tibúrcia Maria da Silva Melo, fizeram o papel das Marias chorosas, Lucas Pinheiro como João. Leitores: Bruna Martins, Ana Cristina Narcizo, Ayla Lavínia dos Santos, Djane de Lima, Consuelo Bezerra de Araújo, e Márcia Cristina Ferreira, Vanessa Pinheiro, Jacó Henrique Hack e Fernanda Nadir da Silva na produção.

A encenação da Paixão de Cristo contou com o apoio da Prefeitura de Bombinhas, Complexo Pousada Vila do Farol e Polícia Militar de Bombinhas. Para o ano de 2018 a organização já começou a trabalhar e promete uma superprodução ainda mais emocionante.

Fotos: Márcia Cristina Ferreira
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas