Professoras de Itapema participam de encontro do EJA

Professoras representantes do Centro Municipal de Jovens e Adultos (CEMEJA) de Itapema participaram da Agenda Territorial de Alfabetização, encontro que visa debater as políticas de ensino para jovens e adultos (EJA). Inês Corbari e Inalir Focking, professoras da rede pública de ensino do município, estiveram no evento realizado em 1 de setembro, na cidade de Blumenau.

O encontro teve como objetivo consolidar estratégias para a articulação territorial das ações em educação de jovens e adultos e de apoiar experiências inovadoras no âmbito do trabalho, em especial da economia solidária e sustentável.

A Secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, destaca que Itapema está avançada no que se refere às ações e políticas de acesso, permanência e continuidade da escolarização. Desde 2009, já oferecemos cursos profissionalizantes concomitantemente com a o ensino fundamental, através de convênios com o SENAI, SENAC, SESC e o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destaca.

Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos
O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) está centralizado na Escola Municipal Bento Elói Garcia e tem núcleos na Escola Oswaldo dos Reis, na Escola Francisco Victor Alves, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e no Projeto Vida Itapema (Provita). Atualmente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui 233 alunos matriculados, dos quais 74 frequentam os diferentes cursos oferecidos por meio de convênios entre Governo Municipal e diversas entidades. Além das aulas, a Prefeitura de Itapema, através da Secretaria de Educação, oferece alimentação e transporte escolar para a Educação de Jovens e Adultos.
O que é a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado?
A Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos tem por finalidade firmar um pacto social para melhorar e fortalecer a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. A proposta é reunir periodicamente representantes de diversos segmentos da sociedade, para estabelecer uma agenda de compromissos para o ano, em que cada Estado trace metas para a educação de jovens e adultos. O Ministério da Educação é responsável por acompanhar a implantação dos trabalhos em cada localidade.

Mais informações no Centro Municipal de Jovens e Adultos (CEMEJA), pelo telefone (47)3368-0362 ou através do e-mail cemeja@itapema.sc.gov.br