Semana Farroupilha encerra neste sábado em Itapema

A Semana Farroupilha de Itapema encerra suas comemorações no sábado (17), com apresentações culturais e tradicionalistas, como a do Grupo Onda Campeira, a partir das 21h na Praça das Bandeiras. A programação tem início às 16h e contara ainda com costela fogo de chão, baile e a tertúlia lírica. O evento é idealizado pelo grupo Tropeiros do Litoral, em parceria com a Prefeitura de Itapema, através das secretarias de Esporte, Cultura e Lazer, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, com o apoio de 14 empresas do município.

Esta é a segunda edição da Semana Farroupilha desde que foi reeditada pelo atual Governo Municipal. Os participantes do evento realizaram uma cavalgada na noite de terça-feira (13), com saída da ponte do Rio Perequê, chegando até o estacionamento do Pórtico Turístico, onde o público teve a oportunidade de acompanhar a uma série de grupos em apresentações gauchescas, por meio da dança, da gastronomia, das vestimentas e outros elementos da tradição do Rio Grande do Sul.

Origem da Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha existe para relembrar a Revolução Farroupilha, que teve início em 20 de setembro de 1835. O embate durou 10 anos e com sucessivos combates, que, segundo historiadores, envolveu cerca de 20000 homens e mulheres, dos quais 3500 morreram em nome das ideias revolucionárias.

Mais informações com o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, pelos telefones (47) 3368-7225 ou (47) 9159-3369 ou pelo e-mail macaneiro@itapema.sc.gov.br.