Pessoas com deficiência terão acesso ao banho de mar em Itapema

A Associação das Pessoas com Deficiência de Itapema (ADI) lança o projeto Vida na Praia no sábado (3), a partir das 10h no Parque Calçadão do Bairro Meia Praia, junto ao Posto 3 entre as ruas 219 e 217. O objetivo da iniciativa é oferecer acessibilidade ao banho de mar às pessoas com deficiência física, com equipamentos adaptados, além da inclusão social com momentos de lazer junto aos familiares e amigos.
Para o cadeirante e dirigente da ADI, Fernando Schlichting, o projeto é motivo de orgulho, pois Itapema é a primeira cidade litorânea de Santa Catarina a incluir e garantir o acesso das pessoas com deficiência física ao banho de mar. O projeto era um sonho que, agora, graças à sensibilidade, compromisso social e investimento do Governo Municipal, junto com as parcerias empresariais e pessoas voluntárias, podemos comemorar esta conquista”, agradece.

O projeto Vida na Praia vai disponibilizar cadeiras anfíbias e piscina infantil aos sábados e domingos, entre 9h e 17h, durante toda a temporada de verão em Itapema. Os interessados em participar e utilizar os equipamentos devem realizar um cadastro, com a assinatura do termo de compromisso, pelos telefones (47) 9993-6762 e (47) 9937-2319 ou pelo e-mail adi.itapema@hotmail.com. Durante o lançamento do projeto Vida na Praia haverá orientação sobre as atividades.

Políticas Públicas para inclusão

A Prefeitura de Itapema de Itapema firmou dois convênios de apoio com a ADI em novembro. O primeiro repassa R$ 6.371,71, destinados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para a execução de serviços continuados a pessoas com deficiências e suas famílias na forma de habilitação e reabilitação, como o projeto Vida na Praia. Já o segundo permite o uso do espaço Renascer, localizado na Rua 290 do Bairro Meia Praia, todas as quartas-feiras do mês para atividades gerais da ADI.

O prefeito Sabino Bussanello lembra que há vida nas pessoas com deficiência e que eles também têm direitos como cidadãos. Apoiamos todas as iniciativas de inclusão, ainda mais como esta que garante o lazer no belo mar de nossa cidade. Nosso Governo busca garantir a acessibilidade em todos os sentidos, a exemplo da infraestrutura do Parque Calçadão pensada para permitir que as pessoas com deficiência cheguem à faixa de areia, completa.

Mais informações na Associação das Pessoas com Deficiência de Itapema (ADI), na Rua 290, 547 (todas as quartas-feiras), pelos telefones (47) 9993-6762 e (47) 9937-2319 ou pelo e-mail adi.itapema@hotmail.com.