Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao uso do tabaco

Nesta semana a Secretaria de Saúde de Itapema intensificou as atividades de prevenção ao uso do tabaco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As ações visam capacitar a equipe de saúde sobre o tema, orientar a população sobre os malefícios decorrentes da substância, bem como divulgar os tratamentos aos pacientes.

Enfermeiros e médicos da Atenção Básica receberam uma capacitação sobre a abordagem e o tratamento do Tabagismo na segunda-feira (27/05). A Psicóloga, responsável pelo Programa de Tabagismo, Claudia Maria Petri, ministrou a palestra para a equipe da saúde. Os profissionais receberam orientações sobre os tipos de dependências, os procedimentos para as abordagens e os tratamentos, explicou Claudia Maria Petri.

As Agentes Comunitárias da UBS Meia Praia I também participam das atividades de prevenção. Na manhã desta terça-feira (28/05), os pacientes que aguardavam atendimento na unidade foram surpreendidos por um teatro especial sobre o tema. A ação, realizadas pelas agentes, alertou a todos sobre os riscos causados pelo uso do tabaco.

Confira a programação das atividades:

Na quarta-feira (29/05) acontece atividade de orientação nas UBS do Morretes, Sertão do Trombudo, Tabuleiro, Jardim Praia Mar e Centro. Na UBS da Várzea a atividade será no período da manhã e na UBS do Sertãozinho durante toda tarde. Já a UBS Ilhota realiza uma palestra, às 13h30.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema