Prefeitura de Itapema orienta munícipes contra a gripe

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, informa que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão preparadas para atender a população que apresentar algum sintoma de gripe. O Hospital Municipal Santo Antônio também dispõe de equipe técnica para coletar amostras de análise quanto ao H1N1, além de leito especial e medicação.

O Ministério da Saúde já considera a Influenza H1N1 um vírus comum, ou seja, uma gripe comum. A recomendação é que toda gripe deve ser tratada de forma correta e, principalmente, ter acompanhamento de um profissional de saúde, dos quais a rede municipal de saúde em Itapema dispõe de uma equipe preparada.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Murilo da Rosa, hábitos de higiene simples são medidas eficazes para restringir as chances de contágio de gripe, como evitar compartilhar objetos pessoais com pessoas gripadas e lavar as mãos constantemente. Lugares úmidos e frios permitem a multiplicação do vírus, então recomendamos que os ambientes estejam sempre ventilados e iluminados pelo sol como forma de prevenção, orienta.

A gripe é uma doença respiratória que apresenta sintomas como febre acima de 37 graus, congestão nasal, tosse, dores de garganta, nas articulações e musculares. Ela é transmitida diretamente por meio da saliva expelida no ar ou por meio do contato com mãos contaminadas, quando levadas à boca, nariz e olhos.

Vacinação

A primeira etapa foi com a campanha entre 5 de maio e 1 de junho. Conforme orientação do Ministério da Saúde foram vacinados idosos (maiores de 60 anos), crianças (6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias), gestantes e profissionais de saúde. Itapema recebeu 6.293 doses, dos quais 5.760 foram utilizadas na primeira etapa. O restante das vacinas (533) está sendo usada para a segunda dose das crianças.

A segunda etapa da vacina atendeu os presidiários, como preconiza a Nota Técnica 121 SISPE/DAPES/SAS de 1 de agosto de 2011. A Secretaria de Saúde de Itapema recebeu para este fim mais 130 doses, que é o número total de presidiários e agentes prisionais no município.

A terceira etapa acontece atualmente e finalizará ao término da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são para os pacientes crônicos. A Secretaria de Saúde recebeu 440 doses para estes pacientes, com cálculo realizado de acordo com as solicitações do ano anterior.

Segundo o Ministério da Saúde, pacientes crônicos são: HIV/Aids, transplantados, imunodeficiências congênitas, imunodepressão devido ao câncer, cardiopatias crônicas, pneumopatias crônicas, asplenia anatômica ou funcional, diabetes mellitus, fibrose cística, trissomias, implante de cóclea, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, usuário crônico de ácido acetilsalicílico, nefropatia crônica, asma e hepatopatias crônicas.

Após a vacinação dos pacientes crônicos serão liberadas as vacinas para a população em geral. A data final para os pacientes crônicos será 22 de junho, lembrando que a vacina pode acabar antes.

Como explica o secretário de Saúde, Marcelo Murilo da Rosa, a Secretaria de Saúde de Itapema segue as orientações do Ministério da Saúde. Não estamos vacinando a população em geral por não termos as vacinas. Se o Estado distribuir ao nosso município, com certeza vamos disponibilizar a população, detalha.

Mais informações no Departamento de Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530 ou pelo e-mail saude@itapema.sc.gov.br.