BOMBINHAS – Projetos na CEI Peter Pan estimulam a leitura e a criatividade

A CEI Peter Pan vem desenvolvendo alguns projetos colaborativos de grande importância para estimular o gosto pela leitura bem como a expressão criativa na contação de histórias, integrando família e escola em momentos significativos de cultura e aprendizagem.
No projeto de Literatura Infantil de Incentivo à Leitura Compartilhada em Família, a criança leva a Sacola Viajante contendo um livro para leitura, uma pasta com a apresentação do projeto, uma folha para registro interpretativo (pode ser feito em desenho ou com suporte do escriba familiar que leu a história para a criança) e um estojo com lápis, borracha e lápis de cor. A Sacola Viajante visita a cada três dias a casa de um aluno (a), da sua respectiva turma (Berçário, Maternal ou Pré), Os pais e a criança fazem a leitura da história e o registro da mesma, enviando a sacola à escola para que a criança apresente o registro feito para os colegas de turma.
No Projeto Contadores de Histórias, a criança utiliza elementos para compor uma história contada por ela. Esses elementos ela encontra na Caixa Encantada dos Personagens da Literatura Infantil (Os três porquinhos, Patinho feio, Chapeuzinho vermelho, Branca de neve, O pequeno Polegar, Cachinhos dourados, João e Maria, Peter Pan e diversas figuras de animais, meninos, meninas, Grupo familiar e elementos da Natureza) feitos em EVA, com um ímã para fixar no quadro. A criança utiliza o cavalete com painel metálico para colocar os personagens/elementos e assim ir compondo a sua história, enquanto a conta para os colegas. Este material serve também de apoio ao trabalho pedagógico da professora na contação de história e no desenvolvimento dos âmbitos de formação pessoal e social bem como no de conhecimento de mundo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas