Cadeirantes têm direito a banho de mar adequado e seguro

Aproveitar o banho de mar e as horas de lazer na praia pode parecer algo simples, mas para as pessoas com deficiência física que frequentam a Praia de Itapema é uma conquista, uma vitória. Na manhã deste sábado, o Prefeito Rodrigo Bolinha e o Vice, Giliard, participaram do lançamento do Projeto Vida na Praia, que disponibiliza o banho de mar com equipamentos adaptados para os deficientes físicos e atividades de lazer.

Essa é a segunda edição do projeto, mas só conseguiu ser disponibilidades graças a parceria entre a nova Administração da Prefeitura e a Associação das Pessoas com Deficiência de Itapema, Familiares e Amigos-ADI. Mesmo com as dificuldades enfrentadas na primeira semana de gestão, o Prefeito Rodrigo Bolinha determinou uma força tarefa para a realização do projeto. A área próxima ao Posto Salva Vidas 03, entre as ruas 217 e 219, na Meia Praia, recebeu banheiros químicos adaptados, tablado com cobertura e rampas

A alegria e a expressão de vitória tomaram conta de todos. Nós achávamos que não iríamos conseguir disponibilizar o banho de mar nesta temporada. Todos nós temos o direito de ir e vir e queremos agradecer ao Prefeito, que manifestou apoio a ADI e nos garantiu a realização do projeto desde a primeira reunião, em novembro. São poucos os países que oferecem esses equipamentos. Eu estou muito feliz e me sinto privilegiado. declarou Ademir Junior Rodrigues – coordenador em exercício da ADI.

Rodrigo Bolinha também participou do primeiro banho de mar do grupo de deficientes, monitorando o jovem Felipe Ferreira. O Vice-prefeito Giliard também entrou na água levando uma das cadeiras. O modelo adaptado é chamado de anfíbio, flutua nas águas, facilitando o banho e permitem o transporte dos deficientes com segurança. Todos que moram e visitam a praia podem participar do projeto, basta escreverem-se no local.

O prefeito Rodrigo Bolinha parabenizou a ADI e confirmou a permanência do projeto com Monitores cedidos pela Prefeitura Municipal de Itapema. A solenidade pode ter sido simples, como frisou os representes da ADI, mas demonstra o respeitos as pessoas. Podemos ser diferentes, mas não somos socialmente desiguais. Nós manteremos sim monitores nesse projeto. E reafirmo nossa parceria. Na estrutura da prefeitura termos um setor especial, voltado para o desenvolvimento de políticas públicas e também voltado a acessibilidade . O Evento também contou com a presença de vereadores e equipe de governo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema