FAACI apura vazamento de esgoto na Meia Praia e acompanha Fiscalização da FATMA no Rio Perequê

Na manhã de domingo, 06/12, a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema FAACI – foi informada sobre um vazamento de esgoto na Rua 205, na Meia Praia. Assim que tomou conhecimento do caso, o Prefeito Rodrigo Bolinha determinou uma inspeção no local. O Superintende da FAACI, Leonardo Nunes, esteve na Rua 205 acompanhado do Secretário de Infraestrutura Carlos Eduardo Vieira. Segundo informações repassadas pela concessionária Águas de Itapema responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto, o problema teria sido gerado por uma pane elétrica no sistema. A falta de energia no local teria impedido o bombeamento do esgoto para a Estação de Tratamento – ETA. Após o restabelecimento da energia a captação foi normalizada, segundo informações da concessionária.

Durante a Inspeção ordenada pelo Prefeito Rodrigo Bolinha, a FAACI registrou imagens e informações que serão analisadas pelo corpo técnico da Fundação nesta segunda-feira, 07/01.

Outro problema, relacionado ao mau cheiro e a tonalidade escura das águas do Rio Perequê registrados deste o último dia 28 de dezembro por moradores, passou por inspeção da Fundação do Meio Ambiente FATMA e FAACI. O fiscal do órgão Estadual esteve no Rio e na Estação de Tratamento na última sexta feira, 04/01. Segundo o fiscal da FATMA Anderson Cunha, ficou constatado o lançamento irregular de esgoto diretamente da Estação de Tratamento ETA da concessionária Águas de Itapema no Rio da Fita e Perequê. Amostras das águas coletadas em diferentes pontos do Rio foram levadas para a análise no laboratório do órgão estadual. Assim que tivermos esse laudo poderemos expor para a sociedade os resultados. De qualquer maneira, vamos emitir um Auto de Infração Ambiental, haja vista que esse é um dano de gravidade elevada declarou o fiscal da FATMA Anderson Cunha.

Preocupado com a situação ambiental em Itapema, o Prefeito Rodrigo Bolinha colocou como prioridade de governo a fiscalização das empresas concessionárias de água, esgoto e lixo que atendem o município, afim do cumprimento total e correto das prestações de serviço contratadas nas gestões anteriores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema