Para garantir ainda mais qualidade no atendimento aos pacientes que procuram o Hospital Santo Antônio, a Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou uma capacitação com as enfermeiras que trabalham no hospital.
Durante a atividade, foram apresentados os fluxos e protocolos da vigilância epidemiológica, contribuindo para a agilidade na troca de informações. É muito importante a interação rápida entre os setores, pois contribui na investigação dos casos. Se uma pessoa foi mordida por um cachorro e recebeu atendimento no hospital, por exemplo, a vigilância epidemiológica precisa ser acionada imediatamente para que seja feita a observação do animal em tempo hábil, explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Além das orientações, as enfermeiras do Hospital Santo Antônio receberam uma pasta com todas as informações básicas de Vigilância Epidemiológica Nacional, Estadual e Municipal, com os dados das principais doenças que precisam ser monitoradas.
A capacitação foi realizada pelas enfermeiras da Vigilância Epidemiológica Richelle Caroline dos Santos e Mônica Mendes e também a enfermeira responsável pelo COASI, Amanda de Souza. Entre os participantes estavam todas as enfermeiras do Hospital Santo Antônio, a Diretora de Atenção Especializada, Édia Regina Grah, e o Administrador do Hospital Santo Antônio, Ronaldo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema