PORTO BELO – Porto Belo recebe maior transatlântico do Brasil

Porto Belo recebe neste domingo o maior transatlântico em atividade no país, o MSC Preziosa. O imponente navio de cruzeiros traz para a cidade 4.345 pessoas turistas e 1.390 tripulantes. O desembarque ocorre as 9h da manhã no píer Manoel Felipe da Silva Neto, no Centro. Essa é a primeira passagem dele pela costa de Santa Catarina.

O primeiro píer turístico do Brasil recebe neste domingo a joia da coroa da companhia MSC, o Preziosa. O transatlânticos tem muito luxo e números superlativos. São 333 metros de comprimento, equivalente a três campos de futebol do tamanho do Maracanã, 68 metros de altura e 10 mil toneladas de peso. Inaugurado em 2013, o transatlântico fez a rota Nordeste nos primeiros meses da temporada.
Em terra, os turistas terão uma programação especial. A companhia, em parceria com a Fumtur (Fundação Municipal de Turismo), proporcionará atividades recreativas. A escala também terá uma programação diferenciada para autoridades. Haverá uma troca de placas com o comandante do navio, Giuliano Bossi, que foi responsável por trazer o primeiro transatlântico que aportou em Porto Belo em 1998.

Em 16 anos, o município passou a atrair olhares das grandes companhias. Em dezembro de 2013, a cidade foi contemplada com o primeiro porto turístico do Brasil. Segundo o prefeito Evaldo Guerreiro, os esforços tem sido imensos para finalizar o processo de alfandegamento do píer. Nosso objetivo é colocar Porto Belo em disputa por um mercado que movimenta R$50 milhões anuais e alavancar a economia da cidade, reforça Evaldo.

Para o presidente da Fundação de Turismo, Antonio Carlos Lopes, o Cacau, a vinda da companhia MSC pelo município é resultado de confiança na qualidade dos serviços ofertados na cidade. Com a oficialização da Instalação Portuária de Turismo e o planejamento prévio das escalas, a previsão é que tenhamos um reflexo significativo no turismo de navios em Porto Belo nos próximos dois anos, afirma Cacau.
A programação da Fumtur prevê ainda mais três escalas até o final de março. Dia 13 chega o L’Austral, 264 passageiros, e nos das 11 e 23 será a vez do MS Regatta, com 684 visitantes.

MSC PREZIOSA EM NÚMEROS

Medidas
38 metros de largura
333 metros de comprimento
68 metros de altura

Peso
139.000 toneladas

Capacidade
4.345 hóspedes e 1.390 tripulantes
Velocidade
Até 23 nós

Dispõe de
1.751 cabines
30.000 metros quadrados de área pública
3 piscinas
Um toboágua de 120m de extensão
Os 1.700 m2 do MSC Aurea Spa
26 elevadores
Um design com 43 cores diferentes
18 decks (14 de passageiros) com nomes de pedras preciosas

Sua construção utilizou
80 mega-blocos
66.000 pontos de iluminação
30.000 toneladas de aço
300 km de tubulações
1.800 km de cabos elétricos
3,2 milhões de horas de trabalho

Fonte: MSC Cruzeiros

Prefeitura Municipal de Porto Belo