Educação de Bombinhas faz parceria com Fundação Lemann e implanta projeto inovador de matemática.
A Secretaria de Educação de Bombinhas firmou parceria com a Fundação Lemann para viabilizar reforço de matemática, através da implantação da plataforma Khan Academy, para estudantes do 3 ao 6 anos do município. A parceria prevê o apoio da Fundação Lemann, sem custos, por meio de capacitações de professores e de acompanhamento do projeto no município, além de avaliações periódicas. Serão beneficiados 800 estudantes das Escolas Básicas Manoel Eduardo Mafra, Manoel José da Silva, Pequeno Príncipe, Edith Willicke e Dona Dilma Mafra. No dia 29 de julho acontece a primeira capacitação de professores e técnicos da Secretaria de Educação para trabalhar com a nova ferramenta.
A plataforma do projeto Khan Academy foi, totalmente, traduzida para o português, inclui mais de mil vídeos e 100 mil exercícios, além de diversos relatórios para pais, professores e tutores. Tem o diferencial de se adaptar a cada usuário, o que permite o aprendizado da matemática no ritmo do aluno. Em seu primeiro acesso, os estudantes fazem um pré-teste, que identifica as habilidades que eles já dominam e o nível de proficiência. A partir dos resultados, a plataforma recomenda os próximos exercícios e conteúdos que deverão ser trabalhados, de forma personalizada. Os estudantes só avançam para uma nova habilidade quando obtiverem competência no conteúdo e, para cada atividade, há medalhas e insígnias que podem ser conquistadas e colecionadas.
Além disto, todo o desenvolvimento dos estudantes pode ser monitorado por um tutor, pai ou professor, que o acompanha em detalhes: quantos vídeos ele assistiu, quantos exercícios fez, em que pontos teve mais dificuldades, que conteúdo precisou de mais ou menos tempo para dominar. Desta forma, é possível orientar e apoiar cada criança, com um rico entendimento de quais são seus pontos fortes e seus maiores desafios. Ainda é possível conciliar a ferramenta com outros recursos pedagógicos em sala de aula.
Com o acesso a estas informações, professores podem fazer intervenções precisas e ganhar tempo com orientações pontuais, ao identificar alunos que precisam mais de sua ajuda, enquanto outros, com mais facilidade, avançam com maior autonomia.
Atualmente, já são mais de 10 mil alunos dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará que participam do projeto, e uso a plataforma, os vídeos e os exercícios em suas aulas de matemática.
A chegada deste conteúdo no Brasil é resultado da parceria entre a Fundação Lemann e a Khan Academy, com o apoio do Instituto Península, Instituto Natura, Fundação Telefônica e ISMART.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas



