Itapema reduz números de atendimentos no Centro de Triagem do Coronavírus

Itapema reduz números de atendimentos no Centro de Triagem do Coronavírus

Itapema reduz números de atendimentos no Centro de Triagem do Coronavírus

Dados do boletim diário apontam uma queda de 40% no mês de agosto.

O  Centro de Triagem do Coronavírus em Itapema já atendeu mais de 12 mil pacientes com sintomas gripais desde a sua instalação na sede da Associação de Aposentados de Itapema (APIT), localizada na Rua 700, no Bairro Várzea. Em agosto, a redução foi de 40% na procura pelo atendimento em relação ao mês anterior.

Conforme levantamento da secretaria de Saúde, o total de atendimentos específicos com sintomas do novo coronavírus cresceu durante os meses mais críticos da pandemia – mas registrou redução sucessiva durante o último mês. Em abril, foram 673 atendimentos; em maio: 725; em julho: 1998; em julho, mês considerado o mais crítico, foram 6029 atendimentos. Já no mês de agosto foram 3636 atendimentos.

“Mesmo com essa redução na procura pelo atendimento no Centro de Triagem e consequentemente na ocupação da ala do COVID-19 no Hospital Santo Antônio precisamos que a população siga colaborando com as medidas de prevenção como uso da máscara e o distanciamento social”, destacou o  secretário de Saúde Alexandre Furtado Kons dos Santos.

Ações de enfrentamento contra o Covid-19

Além dos monitores, respiradores, leitos de emergência, ultrassom portátil, Itapema adquiriu a cápsula ‘Vanessa’, tecnologia trazida de Manaus que auxilia os portadores da doença. Também foi implantado a “dose de ataque” instituída por meio de protocolo. Com apenas um sintoma, o paciente já vai receber a receita e a medicação. Como estratégia contra o Covid-19, testes rápidos também foram disponibilizados para a população em forma itinerante em vários bairros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema