Grande Farinhada do Sertão reúne farinheiros da Rede Catarinense de Engenhos de Farinha em Bombinhas

Grande Farinhada do Sertão reúne farinheiros da Rede Catarinense de Engenhos de Farinha em Bombinhas

Grande Farinhada do Sertão reúne farinheiros da Rede Catarinense de Engenhos de Farinha em Bombinhas - Foto: Alvaro Fiore

Evento ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho e a programação contará com uma grande farinhada, exposição fotográfica, rodas de conversa, gastronomia e apresentações artísticas.

Parte fundamental da história de Bombinhas, os engenhos de farinha fizeram e fazem parte da paisagem da cidade, contribuíram para a construção da identidade dos seus moradores e garantiram a subsistência de muitas famílias. Celebrando este saber tradicional tão presente na cidade e no estado, o Instituto Boimamão promove, nos dias 27, 28 e 29 de junho (sexta-feira a domingo), a primeira Farinhada do Sertão. O evento vai reunir aproximadamente 30 farinheiros de várias regiões de Santa Catarina para a realização de uma farinhada e para diversas outras atividades, que envolvem rodas de conversa, gastronomia e intervenções artísticas. Abertas ao público, as atividades ocorrem no Museu Comunitário Engenho do Sertão e no Engenho da Família Mendes.

O intuito do encontro de farinheiros é fortalecer o reconhecimento desta manifestação popular como patrimônio imaterial. Durante o evento, será entregue o Termo de Registro de Patrimônio Cultural de Santa Catarina, conferido à Rede Catarinense de Engenhos de Farinha, do qual o Instituto Boimamão é integrante e um dos proponentes do pedido de registro. Uma celebração significativa para a comunidade, reafirmando o compromisso da instituição com a preservação desse patrimônio.

A abertura do será na sexta-feira (27), às 18h, com a exposição fotográfica Vidas de Engenho, do fotógrafo Alvaro Fiore, e com uma recepção PARA convidados. No sábado (28), ocorre o ponto alto do evento: a grande farinhada, conduzida pelos jovens descendentes da família Mendes, sob a orientação da mestra farinheira Dona Áurea e seu esposo, Dé, com participação dos farinheiros vindos de diversas cidades, celebrando de maneira coletiva este saber e tradição. Durante a farinhada, haverá um almoço festivo, com apresentação do Terno de Reis Estrela do Oriente, de Bombinhas. Para o almoço, única atividade com algum custo, estão sendo vendidos convites antecipadamente em razão da disponibilidade de espaço. Para adquirir o ingresso, os interessados devem entrar em contato através do (47) 99737-0886. Ainda no sábado (28), às 20h, ocorre o show Raízes na Terra e Braços no Mar, com a cantora Aline Vieira acompanhada do percussionista Carlinhos Ribeiro.

A programação conta, ainda, com rodas de conversa com historiadores para debater ações com o objetivo de preservar essa manifestação cultural. O encerramento acontece no domingo (29), com a Feira da Farinhada, em que os envolvidos no evento poderão confraternizar e comercializar seus produtos.

Nome à frente do Instituto Boimamão, Rosane Luchtenberg salienta a importância do encontro para a salvaguarda deste importante traço da cultura catarinense. “É uma grande imersão nas práticas culturais associadas aos engenhos de farinha, incentivando o intercâmbio entre gerações e grupos sociais. É uma maneira de consolidar Bombinhas como um ponto de referência cultural e promover um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos e políticas de salvaguarda desse nosso patrimônio imaterial”, pondera.

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Serviço:
O quê: Farinhada do Sertão – Encontro de farinheiros idealizado pelo Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura;
Quando: 27, 28 e 29 de junho (sexta-feira a domingo);
Onde: Museu Comunitário Engenho do Sertão e Engenho da Família Mendes – bairro Sertãozinho, Bombinhas (SC);
Quanto: toda a programação do evento é gratuita.
Todas as informações disponíveis em: @engenhodosertao.

Fotos: Alvaro Fiore